Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Mandiocultores de Marcolândia (PI) são beneficiados pela Codevasf com Unidade Móvel de Fabricação de Farinha
conteúdo

Notícias

Mandiocultores de Marcolândia (PI) são beneficiados pela Codevasf com Unidade Móvel de Fabricação de Farinha

publicado: 24/06/2022 11h21, última modificação: 01/11/2022 13h59

Unidade Móvel de Produção de FarinhaProdutores de mandioca do município de Marcolândia, no semiárido piauiense, foram beneficiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com uma Unidade Móvel de Fabricação de Farinha. O equipamento foi repassado à Prefeitura Municipal de Marcolândia e representa um avanço tecnológico na produção de farinha de mandioca na região. A ação faz parte do apoio aos Arranjos Produtivos Locais promovido pela Companhia.

A fábrica de farinha móvel dispõe de um sistema de produção completo (descascamento, trituração, prensagem, torragem e peneiramento). “Essa unidade pode ser utilizada em qualquer local. Não há necessidade de energia elétrica, a mesma é movida por grupo gerador a diesel e pode ser puxada por qualquer veículo tracionado, possuindo sistema de luzes para o funcionamento durante a noite”, explica Tânia Santos Silva, técnica da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí.

Além da praticidade, economia e vantagens logísticas, a unidade destaca-se também pelo benefício socioambiental. “Nesta agroindústria, reduziu-se em 70% a queima de lenha e foram criados meios para reutilizar a água no processo de lavagem das raízes e armazenar de forma correta a manipueira (liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha). Saindo do modelo tradicional de levar a mandioca até a casa de farinha, essa fábrica de farinha móvel irá até o plantio de mandioca, evitando assim, despesas de mão de obra e gerando mais lucro no final do processo”, enfatiza Tânia Silva.

Em termos de capacidade de produção, a unidade apresenta bom desempenho. O forno para torragem tem capacidade para 100 kg/hora. O ralador e o triturador de mandioca permitem o processamento de 1.500 kg/hora. A peneira elétrica tem capacidade para 400 kg/hora. A prensa hidráulica pode processar até 1.000 kg/hora. O lavador e o descascador de mandioca têm capacidade para 400 kg/hora. A produção diária varia de acordo com a quantidade de mão de obra empregada.

A Unidade Móvel de Fabricação de Farinha de Mandioca foi desenvolvida no município de Lagarto (SE) na década de 90 e foi aprimorada até chegar no modelo atual. No estado do Piauí, a aquisição desse tipo de máquina é pioneira. Até o momento a Codevasf já entregou duas unidades. Além da Prefeitura Municipal de Marcolândia, a Associação de Remanescentes de Quilombola da Comunidade Angical, localizada no município de Colônia do Piauí, também foi beneficiada com o equipamento.

A unidade foi um dos destaques tecnológico da Codevasf durante a realização da AGRO INOV TECH - Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária do Piauí, realizada em Picos (PI), de 16 a 18 de junho.