Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo Federal lança edital para contratação de obras da Adutora do Seridó (RN)
conteúdo

Notícias

Governo Federal lança edital para contratação de obras da Adutora do Seridó (RN)

publicado: 21/03/2022 15h19, última modificação: 01/11/2022 13h59

Seridó (RN)O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Codevasf, lançou na última sexta-feira (18) o edital para contratação de obras da Adutora do Seridó, no Rio Grande do Norte. O edital prevê a execução dos trechos 1N, 2N, 4N e 5N da Adutora. A obra, que será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), conta com investimento federal de R$ 314 milhões e vai beneficiar 165 mil pessoas nesta fase.

A estrutura integra o Sistema Seridó, que, quando concluído, vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios potiguares, gerando 1,5 mil empregos diretos e indiretos. A etapa sul do Sistema encontra-se em fase de projeto executivo. A previsão é de que sejam construídos 330 km de canais adutores e instaladas estações de bombeamento de água, estações de tratamento e pontos de captação de água bruta.

O Sistema Seridó vai captar água das barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Oiticica, que fazem parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, sendo, portanto, uma das portas de entrada das águas do Velho Chico no Rio Grande do Norte.

Na mesma cerimônia, realizada em Currais Novos (RN), foram anunciados recursos para obras hídricas em oito cidades potiguares e para sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce. Participaram do evento o ministro Rogério Marinho e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, entre outras autoridades.

Fotografia: Região do Seridó (RN) / Divulgação / MDR