Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo Federal inicia projeto básico do Canal do Sertão Baiano
conteúdo

Notícias

Governo Federal inicia projeto básico do Canal do Sertão Baiano

publicado: 01/11/2022 13h58, última modificação: 01/11/2022 13h59

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Codevasf, emitiu nesta terça-feira (22) ordem de serviço para o início da elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano, e de sua interligação com o Perímetro de Irrigação Salitre.

O Canal terá 300 quilômetros de extensão e será fonte de água para consumo humano e para o desenvolvimento de atividades produtivas diversas em 44 municípios da Bahia. A estrutura também proverá suprimento hídrico para as bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Aproximadamente 70 mil agricultores poderão ser beneficiados com o aumento da oferta hídrica, que tem como fonte o rio São Francisco.

O empreendimento deverá promover o surgimento de 45 mil empregos diretos e indiretos e de oportunidades de geração de renda.

Municípios beneficiados pelo Canal do Sertão Baiano: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.