Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf promove recuperação de 21 nascentes do rio Ipanema, no sertão alagoano
conteúdo

Notícias

Codevasf promove recuperação de 21 nascentes do rio Ipanema, no sertão alagoano

publicado: 08/04/2022 09h32, última modificação: 01/11/2022 13h59

Nascentes AlagoasA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem realizado ações de recuperação e conservação de 21 nascentes do rio Ipanema, no município de Poço das Trincheiras, no sertão alagoano — área de atuação da 5ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Penedo (AL). Cerca de 14 mil pessoas residentes na região serão beneficiadas com as ações, realizadas com recursos de destaque orçamentário do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A revitalização da bacia do rio Ipanema, com a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) das nascentes, tem por objetivos proteger os recursos hídricos; preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo orgânico de fauna e flora; proteger o solo; contribuir para o controle de processos erosivos; e promover qualidade de vida para a população.

Os serviços realizados pela Codevasf incluem construção de terraços em nível em área de pastagem e levantamento de 2,5 mil metros de cercas para proteção de APPs. Além disso, o trabalho envolve desassoreamento e limpeza mecanizada das nascentes, com remoção de sedimentos.

Entre as nascentes recuperadas estão Caiu, Cacimba da Veia Maria, Cacimba Salgada, Cacimba de Dona Marinete, Cacimba do Sr Mané, Os Bois, Zuinos, Cacimba do Sr Alcione, Pau do Alho, Cacimba da Jaqueira Fulo, Mané José, Pedro de Laura, Zé Nego, Cacimba da Baixinha, Jequiri, Lagoa da Casa de Farinha e Cacimba da Questão. Após a conclusão dos trabalhos, a Prefeitura de Poço das Trincheiras fará a supervisão das áreas recuperadas para garantir a manutenção e a proteção das nascentes.