Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf promove curso de tratorista para jovens da zona rural de Paulo Afonso (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove curso de tratorista para jovens da zona rural de Paulo Afonso (BA)

publicado: 11/11/2022 14h20, última modificação: 19/12/2022 19h10

Projeto AmanhãA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã, promoveu curso básico de tratorista na zona rural de Paulo Afonso, no Norte da Bahia. Foram capacitados 14 jovens de 18 a 26 anos, filhos de agricultores do povoado Lagoa do Rancho e de comunidades vizinhas. A capacitação foi realizada ao longo de quatro dias, com aulas práticas e teóricas sobre operação e manutenção de equipamentos agrícolas, como tratores, arados e outros implementos.

Segundo a engenheira agrônoma Greice Kelly, coordenadora regional do Projeto Amanhã em Juazeiro (BA), a comunidade possui elevado número de jovens que necessitam de qualificação, inserção no mercado e incentivo nas atividades agrícolas familiares. "A capacitação tornará o trabalho mecanizado mais eficiente e seguro, além de incentivar os jovens nas atividades agrícolas familiares, bem como ampliará as perspectivas e oportunidade de trabalho, gerando renda para as famílias. Tivemos a participação de uma filha de agricultores, reforçando a participação feminina no curso", ressalta.

Os participantes avaliaram positivamente o curso. "Esta é uma semente que estamos plantando para colher os frutos depois, no futuro. Pode ser que alguns até não atuem nesta área, mas terão o conhecimento necessário para trabalhar", afirma Gleison José da Silva. Para Uilma Pereira Torres, filha de agricultores, "o curso foi muito importante, e a participação das mulheres foi muito relevante, para não depender só dos homens, pois nós também temos capacidade para isso".

O treinamento, de 40 horas-aulas, foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cipó, no município de Paulo Afonso. "O curso veio fortalecer a organização da juventude. É uma alternativa a mais para sua inserção sociolaboral e contribuirá também com a sucessão rural", afirma a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã, desenvolvido pela Codevasf, visa à inserção de jovens no mercado de trabalho e promove a capacitação profissional de jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal. O projeto promove atividades educativas diversas, oferecidas de forma gratuita, em diversas áreas, de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional. As capacitações são alinhadas aos anseios dos jovens, e respeitam sua cultura e tradição.