Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf promove capacitação sobre piscicultura intensiva no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf promove capacitação sobre piscicultura intensiva no Piauí

publicado: 01/11/2022 10h32, última modificação: 19/12/2022 19h51

Capacitação Fazenda da Paz PIA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, na última semana, um curso sobre piscicultura para técnicos e acolhidos da Unidade Terapêutica Fazenda da Paz, localizada na zona rural de Teresina (PI), que atende ao público em tratamento contra o uso de álcool e drogas.

O curso, teórico e prático, com duração de 40 horas, abordou, principalmente, as práticas de cultivo em recirculação de água a baixo custo voltados à piscicultura intensiva, que poderão ser desenvolvida em quintais, pequenas comunidades ou núcleos produtivos.

Alguns dos assuntos abordados foram: meio ambiente; contextualização da tecnologia para construção de tanques; noções de sistema de recirculação de água; construção e montagem de sistema simplificado de recirculação de água. Ao final da capacitação, foi construído um tanque onde poderão criar tilápias para consumo próprio.

A ideia do curso foi apresentar alternativas de geração de renda em uma atividade de baixo custo para implantação, bem como treinar a equipe técnica da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Teresina, principalmente das áreas de engenharia de pesca e agronomia. Ao todo, 20 internos da Comunidade Fazenda da Paz e sete técnicos da Companhia participaram da capacitação.