Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf produziu 2,2 milhões de alevinos para ações de peixamento e de fomento à piscicultura familiar em Alagoas em 2021
conteúdo

Notícias

Codevasf produziu 2,2 milhões de alevinos para ações de peixamento e de fomento à piscicultura familiar em Alagoas em 2021

publicado: 16/03/2022 11h41, última modificação: 01/11/2022 13h59

Balanço peixamento em ALA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu 18 peixamentos públicos no estado de Alagoas em 2021. Ao todo foram empregados 741,9 mil peixes de oito espécies nas ações. O objetivo da iniciativa é repovoar bacias hidrográficas com espécies nativas, como estratégia de recomposição da ictiofauna e de promoção de segurança alimentar. As espécies usadas nas ações foram curimatã-pacu, piau-verdadeiro, tambaqui, tilápia, cari-amarelo, curimatã-piôa, pacamã e piaba-do-rabo-amarelo.

Os alevinos são produzidos a partir da reprodução assistida de exemplares adultos, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, e ficam sob cuidados técnicos por períodos que variam de 30 a 90 dias, até chegarem ao porte adequado à distribuição. As atribuições do Centro incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento, monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes, além do apoio a organizações de pescadores e criadores.

Os peixamentos têm objetivos ambiental, econômico e social. O aspecto ambiental está associado ao fato de que as espécies são nativas e as ações auxiliam em sua recomposição. O aspecto econômico diz respeito ao suporte ao trabalho de pescadores que vivem da pesca ou complementam a renda com a atividade. O aspecto social, por sua vez, reside no fato de que famílias ribeirinhas alimentam-se do pescado, e assim consomem proteína de boa qualidade.

Além dos peixamentos, o Centro Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba distribuiu em 2021 cerca de 1,5 milhão de alevinos para fomento da piscicultura familiar, beneficiando cerca de 700 famílias famílias de produtores de 16 municípios: Belém, Coruripe, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Igreja Nova, Inhapi, Maribondo, Penedo, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu, São José da Laje, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Centro — Localizado no Projeto Público de Irrigação de Itiúba, no município de Porto Real do Colégio (AL), o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba atua em municípios do Baixo São Francisco e em outras bacias hidrográficas de Alagoas. Com início de operação em 1981, a unidade conta com estruturas como laboratórios; galpão de reprodução artificial de peixes; fábrica de rações para aquicultura; galpão com tanques de fluxo d’água contínuo para pesquisas e condicionamento alimentar de espécies; e viveiros destinados à produção de alevinos, estoque de reprodutores e matrizes e engorda experimental. A Codevasf possui seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.