Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf lançou 450 mil alevinos no Velho Chico em Sergipe no primeiro trimestre de 2022
conteúdo

Notícias

Codevasf lançou 450 mil alevinos no Velho Chico em Sergipe no primeiro trimestre de 2022

publicado: 19/04/2022 11h40, última modificação: 01/11/2022 13h59

Peixamento SE A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já lançou mais de 500 mil alevinos em Sergipe somente no primeiro trimestre do ano. As ações de repovoamento contemplaram sete municípios, quase todos na bacia do rio São Francisco. Em parte desses peixamentos, foram utilizadas espécies nativas ameaçadas de extinção, como o pacamã e o camarão-pitu.

Nos três primeiros meses deste ano, foram inseridos no Velho Chico 450 mil alevinos de curimatã e 1,1 mil alevinos de pacamã, além das cinco mil pós-larvas de pitu. Os peixes foram introduzidos no leito do rio em ações realizadas nos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco e Propriá.

O peixamento mais recente ocorreu no município de Canindé de São Francisco. Na ação, foram inseridos no rio 50 mil alevinos de curimatã e cinco mil pós-larvas de camarão-pitu. Esse foi o primeiro repovoamento de camarão-pitu realizado pela Codevasf em 2022, contribuindo para a manutenção de uma espécie em risco de extinção.

Benefícios ambientais  

Além do repovoamento na bacia do Velho Chico, também foi realizado um peixamento no município de Estância, com a inserção de 50 mil alevinos de tambaqui na Lagoa dos Tambaquis. A ação é realizada periodicamente pela Codevasf na região com o objetivo de fazer o controle biológico do caramujo hospedeiro da esquistossomose.

 Os alevinos utilizados nos peixamentos da Codevasf em Sergipe são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), unidade da Companhia localizada na zona rural de Neópolis. Além de produzir peixes para ações de repovoamento, o Centro também fornece alevinos e realiza capacitações para produtores familiares.

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé de São Francisco