Notícias
Codevasf investe R$ 1,6 milhão no fortalecimento da cadeia produtiva do leite no sertão alagoano
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite em Alagoas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu, no primeiro trimestre de 2022, cerca de R$ 1,6 milhão em ações de suporte à produção no município de Batalha, no sertão alagoano.
A Companhia repassou à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) um conjunto de máquinas e equipamentos que inclui itens como dois tratores agrícolas, duas carretas-pipas e duas carretas agrícolas, além de 85 tanques de resfriamento de leite com diferentes capacidades, que permitirão a produção de derivados, como iogurte e queijo.
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explica que a ação da Codevasf é significativa para o setor produtivo da região. "Isso é um marco para o cooperativismo em Alagoas, sendo incremento econômico na bacia leiteira do estado", avalia.
A atividade leiteira em Alagoas possui grande relevância socioeconômica e é uma das atividades mais presentes no Semiárido, com cerca de mil produtores. A região da bacia leiteira abrange 2,7 mil km² e é composta por onze municípios: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar.
Os bovinos inseridos na região da Zona da Mata alagoana estão associados à cadeia produtiva de corte, enquanto os bovinos existentes no Semiárido são destinados à cadeia produtiva do leite.