Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf incentiva uso de energia limpa em perímetro de irrigação no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf incentiva uso de energia limpa em perímetro de irrigação no Norte da Bahia

publicado: 01/11/2022 09h15, última modificação: 19/12/2022 19h52

Energia fotovoltaica Maniçoba 02Cerca de R$ 24,9 milhões serão investidos na implantação de uma usina fotovoltaica para geração de energia em uma área de 13,77 hectares do Projeto Público de Irrigação Maniçoba cedida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA).

A assinatura do contrato de financiamento entre o Distrito de Irrigação de Maniçoba (Dim) e o BNB foi realizada na última quinta-feira (27) contando com a presença do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do superintendente regional da Companhia em Juazeiro (BA), Miled Cussa Filho. O financiamento do projeto será por meio da linha de crédito FNE Sol, do BNB.

A infraestrutura de captação a ser implantada será capaz de gerar cerca de 4,6 megawatts de energia limpa, renovável e sustentável, sem a presença do efeito estufa, resíduos ou ruídos. O projeto prevê uma redução dos gastos com a energia elétrica utilizada no bombeamento de água para irrigação, diminuindo desta maneira os custos de produção para cerca de 625 produtores rurais.

A expectativa é de que os equipamentos a serem adquiridos, e que possuem uma vida útil estimada em mais de 20 anos, possam ter seu financiamento quitado em cerca de doze anos.

Localizado a 36 Km da sede do município de Juazeiro, na BA 210, o Projeto Público de Irrigação Maniçoba possui 625 lotes agrícolas, sendo que entre eles, 47 pertencem a pequenas e médias empresas e 242 lotes são de produtores rurais.