Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf entrega 200 mil alevinos a associações comunitárias de seis municípios na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega 200 mil alevinos a associações comunitárias de seis municípios na Bahia

publicado: 03/03/2022 10h00, última modificação: 01/11/2022 13h59

Entrega de alevinosA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 200 mil alevinos da espécie tambaqui a associações comunitárias de seis municípios do Médio São Francisco baiano. Foram beneficiadas associações de Bom Jesus da Lapa —, sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia —, Licínio de Almeida, Matina, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Tanque Novo.

A ação, que beneficia aproximadamente 800 famílias, ocorreu em fevereiro e foi realizada por meio de parceria existente entre a Codevasf e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Governo do Estado da Bahia. O trabalho conjunto das instituições para estruturação de atividades de piscicultura existe desde 2014.

Os alevinos são colocados em lagoas, represas e tanques. A iniciativa promove a recomposição de estoques piscícolas e proporciona segurança alimentar e oportunidades de geração de renda para famílias da zona rural.

O município de Serra do Ramalho foi o mais beneficiado pela ação, com 60 mil alevinos destinados a agrovilas e às comunidades de Palmas e Passos, Jenipapo e Batata. Para os municípios de Licínio de Almeida e de Tanque Novo foram destinados 40 mil alevinos, cada. Bom Jesus da Lapa recebeu 30 mil alevinos. Matina e Sítio do Mato receberam, cada um, 15 mil alevinos.

Ainda no primeiro trimestre deste ano deverão ser produzidos e disponibilizados, por meio da parceria entre a Codevasf e a Bahia Pesca, mais 300 mil alevinos de tambaqui e tambacu. A Bahia Pesca faz a produção e a disponibilização dos alevinos, enquanto a Codevasf fornece matrizes e reprodutores, realiza o cadastro de piscicultores beneficiários e transporta e distribui os alevinos. Matrizes e reprodutores são oriundos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade vinculada à 2ª Superintendência Regional da Codevasf.