Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf elabora diagnósticos para desenvolvimento hidroagrícola de área de influência do Canal do Sertão Alagoano
conteúdo

Notícias

Codevasf elabora diagnósticos para desenvolvimento hidroagrícola de área de influência do Canal do Sertão Alagoano

publicado: 12/01/2022 16h48, última modificação: 01/11/2022 13h59

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou dois livros relacionados a diagnósticos para o desenvolvimento de comunidades rurais inseridas na área de abrangência do Canal do Sertão Alagoano — obra projetada para ter oito trechos, com um total de 250 quilômetros, e que terá potencial para atender a cerca de um milhão de pessoas que vivem no semiárido e no agreste do estado. 

Diagnóstico Sertão Alagoano 1As publicações foram organizadas pelo analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Eduardo Motta. Os dados foram obtidos em trabalho de campo realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais. "Esses trabalhos inéditos contemplam dados que possibilitarão, no futuro, aferir os níveis de desenvolvimento regional alcançados com o advento do Canal do Sertão Alagoano", afirma Motta.

O primeiro diagnóstico é voltado ao desenvolvimento hidroagrícola de 17 assentamentos e tem como finalidade apresentar o levantamento social e produtivo de 13 assentamentos existentes em Delmiro Gouveia e de outros quatro em Água Branca — ambos os municípios estão localizados no Alto Sertão Alagoano.

De acordo com o organizador do documento, os elementos identificados pelo estudo foram obtidos por meio de aplicação de questionário participativo com 710 famílias, que representam uma população de 2.851 habitantes com vocação para a produção agropecuária, organizada em associações comunitárias presentes em cada assentamento.

"O resultado do estudo descrito na publicação representa uma importante ferramenta de planejamento para o desenvolvimento regional, contendo elementos que revelam as potencialidades e limitações socioambientais daquelas respectivas comunidades, como, também, as condições produtivas e limitações de acesso à água", explica Motta.

O outro documento é um diagnóstico para o desenvolvimento hidroagrícola das comunidades rurais na área de influência do Canal do Sertão Alagoano e reúne dados que revelam potencialidades e limitações socioambientais, bem como as condições produtivas e de acesso à água de 544 comunidades rurais de 12 municípios do Alto Sertão Alagoano, no trecho compreendido entre o marco zero e o quilômetro 123 do canal. São eles: Água Branca, Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Piranhas, Mata Grande, Canapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Carneiros e Pão de Açúcar. 

Diagnóstico Sertão Alagoano 2"Esse estudo possibilita a elaboração e a execução de projetos de acesso à água tanto para o consumo humano quanto para a inclusão produtiva, fator essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social daquelas localidades, promovendo, assim, uma transformação para aproximadamente 157 mil famílias", destaca o organizador.

Os dois livros disponibilizados para download podem ser acessados no site da Codevasf por meio dos links indicados abaixo. 

Diagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola dos Assentamentos na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano:
https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/outras-publicacoes/diagnostico-para-o-desenvolvimento-hidroagricola-dos-assentamentos-canal-sertao-alagoano.pdf

Diagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Rurais na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano:
https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/outras-publicacoes/diagnostico-para-o-desenvolvimento-hidroagricola-das-comunidades-rurais-na-area-de-influencia-do-canal-do-sertao-alagoano.pdf