Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apresenta ao MDR a atual gestão de Projetos Públicos de Irrigação no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta ao MDR a atual gestão de Projetos Públicos de Irrigação no Norte da Bahia

publicado: 28/11/2022 09h19, última modificação: 19/12/2022 18h54

Visita técnica MDR a JuazeiroUma equipe de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e consultores do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) visitou, na última quarta-feira (23), os Projetos Públicos de Irrigação de Mandacaru, Maniçoba e Tourão mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, área de atuação da 6ª Superintendência Regional.

O grupo, que também contou com a participação de produtores de Sergipe, foi recepcionado pelo superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, acompanhado pelo gerente regional de Irrigação, Luiz Manoel de Santana, e técnicos da empresa.

Segundo a coordenadora geral de Irrigação do MDR, Milena Vieira Pinheiro, o governo federal está contratando os serviços do IICA para buscar soluções na área de assistência técnica e desenvolvimento de um modelo de gestão visando a emancipação dos empreendimentos agrícolas.

“Na região, temos um grande exemplo de irrigação que está dando certo, principalmente no âmbito da agricultura familiar. Temos subsídios para tentar melhorar as políticas públicas de irrigação. Queremos pegar a prática do que estamos vendo nesses projetos e usar essa experiência em novas estruturas dentro das atuais políticas públicas de irrigação”, explica Milena.

Os integrantes da comitiva conversaram com produtores familiares, participaram de apresentações institucionais com os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação e visitaram algumas estações de bombeamento dos projetos irrigados.