Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apoia atividades produtivas no Distrito Federal com a entrega de máquinas e equipamentos
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia atividades produtivas no Distrito Federal com a entrega de máquinas e equipamentos

publicado: 12/04/2022 12h37, última modificação: 01/11/2022 13h59

RoçadeiraA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem contribuído para estruturação de atividades produtivas no Distrito Federal. Em 2021, a Companhia repassou a diversas instituições uma série de máquina e equipamentos. As ações fazem parte do programa de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) desenvolvido pela empresa. O investimento, empreendido com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento, foi de cerca de R$ 1,8 milhão.

Entre os equipamentos entregues às entidades beneficiadas estão veículos utilitários, como caminhões leves; máquinas agrícolas, como grades aradoras e roçadeiras hidráulicas; itens de panificação, como forno industrial elétrico, amassadeira e estufas, além de outros itens para diversas atividades produtivas, como câmara fria, balança digital com gancho etc.

Na lista de beneficiados, estão cooperativas de produtores, associações de trabalhadores rurais e agricultores familiares, além de entidades beneficentes de assistência social localizadas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) também foi atendida.

Geração de emprego e renda

Na avaliação das instituições atendidas, o apoio da Codevasf foi fundamental. A Federação Centro Oeste de Comunidades Terapêuticas e Entes Antidrogas (Fecomte), localizada na Região Administrativa de Vicente Pires, em Brasília (DF), foi beneficiada com kit panificação, que inclui forno elétrico, modeladora para pão, cilindro elétrico para sovar massa e outros itens. O material atenderá diretamente às famílias vinculadas à Federação.

Grade aradora“A parceria da Codevasf foi essencial para garantir a profissionalização de dependentes químicos assistidos por comunidades terapêuticas, permitindo a geração de emprego e renda”, destacou a presidente da Fecomte, Célia Moraes.

A Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado (Agro-orgânica), situada na Região Administrativa do Guará, foi outra instituição atendida pela Codevasf. Entre os itens repassados estão uma câmara fria e um caminhão leve com carroceria baú alumínio. Os equipamentos possibilitam aumento da produção e auxiliam na logística para a distribuição dos insumos agrícolas produzidos, além de diminuir custos e ajudar na geração de renda.

“O apoio da Codevasf foi muito importante nesse momento da pandemia para termos nossa própria câmara fria. O equipamento garante um melhor armazenamento dos produtos, evitando perdas. Já o caminhão facilitou o transporte das mercadorias, fazendo com que cheguem ao revendedor com muito mais qualidade”, afirma Pedro Sena, diretor comercial da Agro-orgânica.

Apoio aos APLs

O programa de apoio aos APLs desenvolvido pela Codevasf visa estimular alternativas que viabilizem a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias dos pequenos produtores das comunidades rurais na área de atuação da Companhia.

Desde 2004, a Codevasf atua no apoio à estruturação de APLs nas atividades de apicultura, aquicultura e pesca, ovinocaprinocultura, bovinocultura, avicultura, horticultura, fruticultura, artesanato e economia criativa (corte e costura, panificação, agroindústria).