Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apoia a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco

publicado: 08/11/2022 11h52, última modificação: 19/12/2022 19h19

Expedição Baixo SF 01Até o próximo sábado (12) acontece a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Neste ano, a expedição passará por sete municípios alagoanos e três sergipanos. A ação é realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e por instituições parceiras. A abertura dos trabalhos aconteceu no dia 03 de novembro, em Piranhas (AL).

Os pesquisadores participantes vão desenvolver ações diversas, como coleta de amostras e análise da água, do solo, da ictiofauna, da flora, do pescado nas feiras livres e da situação de saúde da população ribeirinha, indígenas e quilombolas. Ao todo, 35 áreas de pesquisa serão contempladas; os resultados serão disponibilizados em livro.

Nesta edição do evento, o apoio da Codevasf consistiu na aquisição de 1,2 mil microchips e nanochips para marcação de peixes para estudos de migração de espécies nativas; dois leitores de microchips e nanochips; e frascos plásticos para coleta de água.

Expedição Baixo SF 02A Companhia também repassou duas micropatrulhas agrícolas para associações de produtores dos municípios de Piranhas e São Brás, além de dez computadores pessoais, dois notebooks e uma impressora para a Prefeitura de Igreja Nova (AL), para estruturação da primeira sala de informática da comunidade Chinaré.

Também foram disponibilizados pela Codevasf lancha e piloto náutico para as operações de coleta hidrológica no rio São Francisco e realizada ação de repovoamento do Velho Chico com espécies nativas durante a abertura da expedição em Piranhas. Como parte das ações de apoio, a Companhia ainda disponibilizou equipe técnica e equipamentos para levantamento planialtimétrico, por meio de voos de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) com câmera multiespectral, para mapeamento da região do Baixo São Francisco.

"A expedição proporciona ações sociais de inclusão da população ribeirinha, além da valorização da política agroecológica e de educação ambiental, voltando o poder público para a região do Baixo São Francisco", destaca o superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira.

Fotografias: Emerson Soares/UFAL