Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf anuncia novos investimentos no Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba (SE)
conteúdo

Notícias

Codevasf anuncia novos investimentos no Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba (SE)

publicado: 20/01/2022 17h09, última modificação: 01/11/2022 13h59

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai executar novos investimentos que vão beneficiar os produtores do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, no Alto Sertão de Sergipe. O anúncio foi feito nesta semana durante solenidade de posse dos agricultores que vão compor o conselho de administração do distrito de irrigação do projeto.

Codevasf anuncia novos investimentos no Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba (SE).jpegAo participar do evento, o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, informou que será adquirido um novo conjunto de eletrobombas para a estação de bombeamento principal do projeto, a EB-100. A ação terá investimento de R$ 1,2 milhão em recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Também foram anunciadas a chegada de uma patrulha mecanizada para o apoio a ações de operação e manutenção e a reforma do escritório da Codevasf, que irá funcionar como sede do distrito de irrigação recentemente constituído.

“O governo federal está construindo uma nova história para mais de 700 famílias que vivem hoje da agricultura aqui no projeto Jacaré-Curituba. Esses investimentos vão proporcionar melhores condições para os irrigantes, que também passam a ter a representação de um distrito para planejar as suas ações”, afirmou o superintendente regional Marcos Alves Filho.

Com a posse dos conselheiros do distrito de irrigação, a próxima etapa será a formalização do contrato de cessão com a Codevasf para que os próprios irrigantes possam assumir as ações de operação e manutenção da infraestrutura de uso comum do projeto Jacaré-Curituba. Os representantes do conselho de administração foram eleitos pelos próprios agricultores.

O Projeto Jacaré-Curituba beneficia diretamente mais de 700 famílias assentadas de reforma agrária nos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. Os principais cultivos são o quiabo, a mandioca, a acerola, o milho verde, a goiaba e a batata-doce, além de outras culturas de menor expressão. O projeto gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, com produção estimada superior a 14 mil toneladas de alimentos por ano.