Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022-2 > Codevasf e MDR emitem ordem de serviço para obras do Projeto Seridó, no Rio Grande do Norte
conteúdo

Notícias

Codevasf e MDR emitem ordem de serviço para obras do Projeto Seridó, no Rio Grande do Norte

Projeto deve beneficiar 300 mil pessoas em 22 municípios do estado
publicado: 06/09/2022 11h21, última modificação: 06/09/2022 11h21

A assinatura de ordem de serviço nesta segunda-feira (05/09), em Caicó (RN), marcou o início da execução do Projeto Seridó pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A iniciativa prevê investimento total de R$ 600 milhões na construção da infraestrutura hídrica que deverá beneficiar cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios potiguares.

O objetivo da obra é garantir segurança hídrica ao Seridó com a implantação de sistemas adutores para captação em reservatórios já existentes no Sul da região. O empreendimento também levará água das barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves para atendimento a demandas previstas até o ano de 2070.

O empreendimento é composto por seis sistemas adutores divididos em dois eixos (Norte e Sul), cada um separado em cinco etapas. Inicialmente serão construídos os trechos 1, 2, 4 e 5 do eixo Norte, que abrangem 113 quilômetros de adutoras, uma estação de bombeamento, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento de água. Serão investidos R$ 294 milhões nessa etapa, que alcançará cerca de 165 mil pessoas nas cidades de Acari, Bodó, Caicó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova e São Vicente.

A próxima etapa incluirá os municípios de Carnaúba dos Dantas, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas.

Estavam presentes à assinatura da ordem de serviço o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa; e o superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte, Wellington Lopes, entre outras autoridades.