Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Novo equipamento da Codevasf em Juazeiro (BA) agiliza perfuração de poços artesianos
conteúdo

Notícias

Novo equipamento da Codevasf em Juazeiro (BA) agiliza perfuração de poços artesianos

publicado: 05/02/2021 16h49, última modificação: 01/11/2022 14h44

Para promover o acesso à água de comunidades que não possuem o abastecimento regular com eficiência na aplicação de investimentos do governo federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) adquiriu uma perfiladora óptica, equipamento que será utilizado nas ações de implantação de poços artesianos. O investimento foi de R$ 50 mil e deve dar maior agilidade a essas ações.

Novo equipamento da Codevasf em Juazeiro (BA) agiliza perfuração de poços artesianos.jpgO novo equipamento permite conferir dados importantes no processo de perfuração de poços artesianos, como a camada atingida, a extensão dessa camada, dos filtros e tubos. Isso acontece, porque ele é dotado de duas câmeras, uma que gira verticalmente e outra horizontalmente, registrando com precisão o interior do poço.

O equipamento aperfeiçoará os serviços de fiscalização de perfuração e instalação de poços, por meio da observação precisa do que foi realmente realizado pelas empresas executantes e não mais em estimativas baseada no alcance visual, possibilitando maior celeridade na entrega social e redução dos custos operacionais com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

Um representante da empresa fabricante esteve na sede da 6ª Superintendência Regional da Companhia, em Juazeiro (BA), para demonstrar o uso da ferramenta. O treinamento contou com a participação de empregados da Companhia e de técnicos terceirizados que atuam junto à Codevasf na implantação desses empreendimentos. 

Segundo o engenheiro Marcelo Peixoto, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, a aquisição do equipamento deve otimizar o trabalho de promoção do acesso à água, trazendo maior precisão na tomada de decisões técnicas. “A perfiladora será fundamental para a verificação do cumprimento dos próximos contratos. Após a fase de perfuração, faremos uma avaliação com a perfiladora óptica, para então autorizar a instalação do poço”, destacou.