Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Município piauiense do Delta do Parnaíba (PI) recebe investimentos da Codevasf para estruturação da limpeza urbana
conteúdo

Notícias

Município piauiense do Delta do Parnaíba (PI) recebe investimentos da Codevasf para estruturação da limpeza urbana

publicado: 04/05/2021 09h18, última modificação: 01/11/2022 14h44

Caminhão DeltaO município de Parnaíba (PI), localizado na região do Delta do rio Parnaíba, recebeu investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para estruturação do sistema municipal de limpeza urbana. Com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União, no valor total de R$ 467 mil, o município foi recentemente contemplando com dois caminhões compactadores de lixo.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, os investimentos devem dotar o município de estrutura para promover uma eficiente gestão de resíduos sólidos. “Com o apoio dos parlamentares, a Codevasf no Piauí tem investido considerável volume de recursos na aquisição desses equipamentos, como forma de estruturar as prefeituras na coleta e no pré-processamento dos seus resíduos. Esses municípios estão aos poucos abandonando as precárias carroças lixeiras e substituindo-as por modernos veículos coletores compactadores, item que inclusive eleva a autoestima dos munícipes”, avalia.

Por estar situado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, o município demanda atenção especial quanto à proteção do solo e das águas. Segundo o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Morais Souza, a ação reforçou o sistema de coleta de lixo domiciliar em Parnaíba, estendendo a área de atuação dos serviços no município.

“Entendo a importância de uma cidade limpa, não só como apelo visual, mas como prevenção de doenças. Hoje é uma data importante, pois acrescentamos ao nosso sistema de limpeza pública dois modernos veículos que ampliarão a atuação da Prefeitura de Parnaíba na limpeza de nossas ruas e avenidas”, destacou o prefeito quando da entrega dos equipamentos.

Estruturação de associação em Batalha (PI)

O município de Batalha (PI), localizado no Baixo Parnaíba Piauiense, também foi recentemente beneficiado pela Codevasf. A partir de investimentos de cerca de R$ 170 mil em recursos de emenda parlamentar, a Associação dos Moradores do Vale do Rio dos Matos recebeu um caminhão com carroceria em madeira, com capacidade de quatro toneladas. A instituição tem como atividade principal a defesa de direitos sociais e usará o veículo em trabalhos assistenciais.