Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Governo Federal abre licitação para início das obras do Canal do Xingó
conteúdo

Notícias

Governo Federal abre licitação para início das obras do Canal do Xingó

publicado: 02/12/2021 11h38, última modificação: 01/11/2022 14h44

Foi publicado nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU), edital para contratação de obras e serviços de engenharia para a primeira etapa do lote 1 do projeto Canal do Xingó, que inclui obra civil de captação e construção de túnel. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), anunciou a abertura do processo licitatório para início das obras na quarta-feira (1). A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR.

Assinatura - Licitação Canal do Xingó“Esta é uma obra do estado brasileiro. A segurança hídrica que vamos proporcionar para a região é o que permitirá esse salto no desenvolvimento. A segurança hídrica alivia o sistema de saúde pública, doenças serão erradicadas pelo acesso à água potável, diminui drasticamente a mortalidade infantil e melhora a obtenção do emprego e da renda. Com tudo isso, vamos respeitar, principalmente, o meio ambiente”, apontou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf, também destacou a importância do empreendimento para o estado. “O nosso objetivo é garantir segurança hídrica para a população. Com a autorização para contratação dessas obras, damos um passo importante para efetivamente iniciarmos o Canal do Xingó”, declarou

A Fase I do projeto foi subdividida nos Lotes I e II e está localizada nos municípios de Paulo Afonso (BA), Santa Brígida (BA), Canindé do São Francisco (SE) e Poço Redondo (SE). O Lote I está com o projeto executivo em elaboração, do qual foi concluído e aprovado o projeto executivo da Etapa I (Captação e Túnel - 0 a 2,5 Km), estando em elaboração o projeto executivo da Etapa II (km 2,5 até o Km 50+573). O investimento federal na Etapa I é de cerca de R$ 93,2 milhões.

A Fase I completa, que inclui os lotes I e II, compreende o trecho que vai desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV, na Usina Hidrelétrica da Chesf com extensão de 113.370 metros. A estrutura irá abastecer a população de 100 mil habitantes, beneficiar os povoados e assentamentos locais, além de garantir o funcionamento dos modelos produtivos e perímetros irrigados da região. O valor total do investimento nessa Fase é de R$ 607 milhões.

Canal do Xingó

O Canal do Xingó como um todo terá cerca de 300 quilômetros de extensão e será dividido em quatro fases. As fases I, II, III e IV englobarão os municípios de Paulo Afonso (BA), Santa Brígida (BA), Canindé do São Francisco (SE) e Poço Redondo (SE). Para o abastecimento humano, haverá oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe. Quando completo, o canal beneficiará mais de 2,4 milhões de pessoas.