Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Comitiva angolana visita perímetros públicos de irrigação mantidos pela Codevasf no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Comitiva angolana visita perímetros públicos de irrigação mantidos pela Codevasf no Norte da Bahia

publicado: 01/12/2021 13h24, última modificação: 01/11/2022 14h44

Uma comitiva formada por técnicos do governo angolano visitou, no final de novembro, os perímetros públicos de irrigação de Maniçoba e Mandacaru mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, no Norte da Bahia. O objetivo da visita ao vale do São Francisco foi conhecer de perto as experiências brasileiras na área de irrigação pública no semiárido para adaptar à realidade angolana.

AngolaA comitiva foi formada por Anderson Renato de Brito Jerónimo, diretor do Gabinete de Estudos, Planejamento e Estatística do governo angolano; Francisco Quibuco, diretor geral adjunto para a Área Técnica do Instituto Nacional de Recursos Hídricos; Pedro Tibeiro Tulitilene, diretor provincial da Agricultura da província angolana de Cunene; Américo da Mata Lourenço Victorino, especialista do Instituto Geológico de Angola; Faustino António Lourenço Cortez, vice-governador da província de Cunene e Jota Fernandes; conselheiro do ministro da Agricultura e Pescas (MINAGRIP) daquele país. O grupo esteve acompanhado por Luciano Ávila Queiroz, da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A ideia foi conhecer as experiências brasileiras na área de irrigação pública em regiões semiáridas, principalmente voltadas para os pequenos produtores familiares, para adaptar os resultados positivos àquele país. O governo angolano está desenvolvendo ações de combate à seca em Cunene, uma das 18 províncias de Angola, localizada na região sul do país, que segundo o Instituto Nacional de Estatística, conta hoje com uma população de 1,1 milhão de habitantes e área territorial de 78,3 mil km². Segundo Faustino António Lourenço Cortez, “viemos colher as experiências que o Brasil  tem na área de captação e distribuição de água por meio de canais abertos e aproveitarmos os bons resultados”.

Cortez acrescenta que “outro componente muito importante nesta visita tem a ver com a gestão do pequeno agricultor, como potencializá-lo, tirando-o da agricultura de subsistência para uma agricultura de autossuficiência, aumentando a renda e criando o desenvolvimento dentro de nossas comunidades”, finalizou.

Roteiro da visita aos projetos de irrigação

O roteiro da visita ao Brasil foi elaborado em conjunto entre os governos brasileiro e angolano, com apoio do MRE. A programação da visita da comitiva angolana à Bahia iniciou na manhã da quarta-feira (24), na sede da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, onde os técnicos da Companhia fizeram uma explanação geral sobre a instituição e as ações que desenvolve.

No perímetro público de irrigação de Maniçoba, a cerca de 50 quilômetros da cidade, os angolanos conheceram o funcionamento do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) e visitaram um lote agrícola de uma pequena produtora. Ainda pela manhã, os visitantes conheceram as instalações de triagem, processamento e embalagem (Packing House) de mangas de uma empresa exportadora que funciona no perímetro.

Na segunda parte da visita, no período da tarde, o grupo conheceu o funcionamento da estação de bombeamento do Maniçoba (EB-1). Em seguida, a comitiva visitou a sede do Distrito de Irrigação de Mandacaru (DIMAND), onde manteve contato com integrantes do Conselho de Administração e um produtor familiar durante uma apresentação sobre o funcionamento do distrito administrativo. Para encerrar a programação, ainda no Mandacaru, foi realizada uma visita a um lote agrícola de um pequeno produtor de banana.