Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf recebe o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância pelo terceiro ano consecutivo
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância pelo terceiro ano consecutivo

publicado: 25/11/2021 13h20, última modificação: 01/11/2022 14h44

Pelo terceiro ano consecutivo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebeu o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância – edição 2021, idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A deputada distrital e procuradora Especial da Mulher na CLDF, Júlia Lucy, esteve na sede da Companhia, nesta quinta-feira (25), para entrega do selo.

Entrega - Selo Empresa Amiga Primeira InfânciaA certificação foi entregue aos diretores Rosendo Júnior, da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, e Rodrigo Sampaio, da Área de Revitalização  das Bacias Hidrográficas, que, na ocasião, representaram o diretor-presidente da empresa, Marcelo Moreira, ao lado da presidente da Comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) Codevasf/Sede, Marisa Cordeiro Roque.

O objetivo da certificação é incentivar e estimular empresas públicas e privadas, localizadas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, a cumprirem sua responsabilidade social, assegurando o direito das crianças de 0 a 6 anos tenham assegurado o direito à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 A Companhia participou da premiação por atender aos critérios do Edital – Empresa Amiga da Primeira Infância, pois no cumprimento de sua missão de desenvolvimento de bacias hidrográficas, assume sua responsabilidade social assegurando às mães gestantes e aos seus filhos o direito à amamentação, educação e saúde com dignidade e respeito.

 A empresa continua sendo a primeira (e única) empresa pública a ter em sua estrutura uma sala de coleta e apoio à amamentação para as mães que retornam da licença maternidade, certificada pelo Ministério da Saúde, sendo referência nacional nesse quesito. Possui também Fraldários instalados nos banheiros da Sede da empresa e cartilha de orientação à amamentação, disponível na WEB, para download.

 A Codevasf também oferece horário diferenciado para amamentação, até um ano de idade; licença maternidade de seis meses e paternidade de vinte dias; auxílio-creche até os sete anos de idade, sendo de zero a quatro anos sem comprovação de matrícula (permite opção de babá); plano de saúde estendido aos dependentes e acompanhamento diferenciado em casos de dependentes com deficiência, a ser avaliado em cada caso.

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)

O prêmio foi concedido à Companhia por meio de uma das ações desenvolvidas pela Comissão de Implantação do PLS da Codevasf/Sede. O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidos - ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem aos órgãos e às instituições estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.