Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf moderniza estrutura do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf moderniza estrutura do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA)

publicado: 16/08/2021 14h52, última modificação: 08/10/2021 17h31

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu obras e serviços de impermeabilização em 12 tanques escavados do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. A unidade é vinculada à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano. A iniciativa terá como consequência diminuição da perda de água e redução do consumo de energia.

 Codevasf moderniza estrutura do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.jpgNa avaliação de Antônio Nascimento, chefe do Centro de Xique-Xique, as intervenções aumentam a eficiência das ações e promovem economia e sustentabilidade. “Além da questão estrutural, a impermeabilização vai contribuir significativamente para manutenção da produção do Centro, que, no ano de 2020, alcançou cerca de 2,1 milhões de alevinos, distribuídos em cinco espécies, três nativas da bacia do rio São Francisco, que são curimatã, piau verdadeiro e pacamã, e duas não nativas, que são tambaqui e tilápia”, acrescenta Nascimento.

De acordo com Edson Marques Júnior, gerente de Revitalização da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, as ações de modernização do Centro são importantes para o atendimento da alta demanda. “A aquicultura vem em uma crescente, e a Codevasf entende a importância de continuar apoiando, não só com a distribuição de alevinos, mas também com o desenvolvimento de tecnologias e inovações no setor”, afirma.

As intervenções no Centro incluíram a instalação de geomembrana lisa em PCV (policloreto de vinila) com manta geotêxtil resistente a raios ultravioleta, com resistência química e atóxica. Os investimentos foram de cerca de R$ 150 mil.

“Além de fornecer alevinos em quantidade e com qualidade para ajudar os piscicultores de pequeno porte, contribuindo com a geração de ocupação e renda, [o Centro de Xique-Xique] fornece, ainda, para a recomposição de ictiofauna nos rios que fazem parte da área de atuação da Codevasf na Bahia e em outros estados”, explica o superintendente regional da Companhia em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier.

 Codevasf moderniza estrutura do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique 2.jpgAquicultura e recursos pesqueiros

A Codevasf possui seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em municípios de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nos centros foram realizados os primeiros projetos bem-sucedidos de reprodução artificial de espécies de importância ecológica e econômica para a região do São Francisco, como o surubim e o pirá.

As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.