Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf incentiva culturas alternativas em projetos de irrigação no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf incentiva culturas alternativas em projetos de irrigação no Médio São Francisco baiano

publicado: 02/12/2021 10h51, última modificação: 01/11/2022 14h44

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está incentivando a diversificação de culturas nos projetos públicos de irrigação da área de atuação da 2ª Superintendência Regional, com sede em Bom Jesus da Lapa (BA). Neste mês de novembro, foi realizada uma reunião para apresentação do Projeto de Introdução e Avaliação de Culturas Alternativas, principalmente voltado aos projetos Formoso, em Bom Jesus da Lapa, e Ceraíma, em Guanambi.

Cullturas alternativas 2SRNa ocasião, o professor Paulo Roberto Lopes, da Embrapa Semiárido, apresentou resultados alcançados nos projetos de irrigação de Petrolina (PE), na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Companhia. Naquela região, foram implantadas culturas que somente são produzidas em climas temperados, como pera, maçã, abacate e caqui. Ele enfatizou o apoio dado pela Codevasf para que essa diversificação de culturas aconteça nos perímetros irrigados.

“A reunião foi muito interessante, teve a participação efetiva dos produtores. A Codevasf tem dado um apoio muito grande a esse trabalho e, seguramente, continuará dando para que possamos iniciar essas unidades de observação. Esperamos que possamos começar algumas ações em Bom Jesus da Lapa e que, em um futuro breve, o município possa se tornar um importante polo produtor de pera, maça e outras frutíferas”, afirmou o professor Paulo Roberto.

Na reunião, ocorreram, também, tratativas para implantação da Rota da Fruticultura nos municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf. Culturas como o umbu cajá, o umbu gigante, a siriguela, entre outras, devem ser estruturadas nos municípios, tanto em áreas irrigadas, como de sequeiro, para produção dentro dos projetos da Rota da Fruticultura, incluindo a verticalização e a industrialização com a produção de polpas.

O assessor do ministro do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas, presente à reunião, demonstrou satisfação com o resultado da reunião. “Foi um evento fundamental para o desenvolvimento da região. É com muito prazer que trago a notícia de que, muito provavelmente, teremos em Bom Jesus da Lapa o lançamento de um polo de fruticultura, com a experiência da Embrapa, do próprio Ministério e da Codevasf, para implementação da diversificação das culturas regionais, trazendo, para a região, o fomento da produção de umbu, siriguela, pera, maçã. Saio muito feliz, com o compromisso de angariar o máximo possível de recursos para que esse projeto floresça e traga emprego e renda para as pessoas da região”, destacou o assessor.

“Essa reunião marca o início de um novo tempo para os projetos irrigados da nossa área de atuação. A partir desse momento, iremos a campo, visitar as áreas, conversar com os produtores, para que, a partir do início de 2022, a Embrapa, em conjunto com a Codevasf, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o IFBaiano, possa iniciar a efetiva implantação dessas novas variedades, trazendo, a médio e longo prazo, um maior desenvolvimento econômico e social para a nossa região”, concluiu superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.

A reunião contou, também, com a presença da representante da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Andrea Raquel, de técnicos da Companhia, de produtores, além de diversos secretários de Agricultura de municípios da região, como Guanambi, Ibotirama, Paratinga, Riacho de Santana e Sítio do Mato. Na programação, os participantes visitaram os possíveis locais onde poderão ser implantadas as áreas experimentais.