Notícias
Codevasf e UFBA inauguram polo de apoio presencial da universidade, em Guanambi (BA)
Guanambi, no Médio São Francisco baiano, conta agora com um polo de apoio presencial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Aberta do Brasil construído em um antigo anexo do Escritório de Apoio Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município, vinculado a sua 2ª Superintendência Regional. A Companhia realizou a reforma e a adaptação do espaço. A ação representa investimento de R$ 763 mil — os recursos foram destinados à Codevasf por emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. O local foi inaugurado neste mês.
O polo está localizado ao lado do Escritório da Codevasf, no bairro Santo Antônio. O prédio, cujo nome é Professora Nice Amaral, tem aproximadamente 700 metros quadrados e conta com cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de multiuso, sala de reunião, coordenação, secretaria, recepção, refeitório e quatro banheiros, um masculino, outro feminino, outro da administração e mais um com acessibilidade.
Para adequação do local foram realizados serviços de restauração e construção de paredes, telhado, contrapiso e instalação de piso porcelanato e forro de gesso. Foram adquiridos e instalados equipamentos hidráulicos, elétricos, eletrônicos e de incêndio, além de portas, janelas, divisórias e sanitários. Também foram feitos revestimentos e pinturas, além da construção de guarita, com 26 metros quadrados, e urbanização de 520 metros quadrados de calçadas.
“A recuperação de um dos nossos prédios, na área em que funciona o nosso Escritório para abrigar um polo da UFBA, é uma das grandes ações promovidas pela Codevasf. A Companhia mostra que realmente promove desenvolvimento, tendo a educação como base para desenvolver a região”, afirma o superintendente Harley Xavier.
Participaram do ato de inauguração do espaço o deputado federal Arthur Maia; o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho; e a professora Márcia Rangel, superintendente de educação à distância da UFBA, entre outras autoridades.
“A UFBA está à disposição para ampliar cada vez mais as oportunidades de formação de professores aqui. Guanambi se torna um polo de educação e a UFBA traz um polo de formação de professores e empreendedores”, diz a professora Márcia Rangel. “Aqui é uma universidade aberta. Todas as universidades podem oferecer cursos aqui. Estamos em uma rede colaborativa”, conclui a professora.