Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf e UFBA inauguram polo de apoio presencial da universidade, em Guanambi (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf e UFBA inauguram polo de apoio presencial da universidade, em Guanambi (BA)

publicado: 22/12/2021 12h32, última modificação: 01/11/2022 14h44

Guanambi, no Médio São Francisco baiano, conta agora com um polo de apoio presencial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Aberta do Brasil construído em um antigo anexo do Escritório de Apoio Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município, vinculado a sua 2ª Superintendência Regional. A Companhia realizou a reforma e a adaptação do espaço. A ação representa investimento de R$ 763 mil — os recursos foram destinados à Codevasf por emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. O local foi inaugurado neste mês.

Universidade AbertaO polo está localizado ao lado do Escritório da Codevasf, no bairro Santo Antônio. O prédio, cujo nome é Professora Nice Amaral, tem aproximadamente 700 metros quadrados e conta com cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de multiuso, sala de reunião, coordenação, secretaria, recepção, refeitório e quatro banheiros, um masculino, outro feminino, outro da administração e mais um com acessibilidade.

Para adequação do local foram realizados serviços de restauração e construção de paredes, telhado, contrapiso e instalação de piso porcelanato e forro de gesso. Foram adquiridos e instalados equipamentos hidráulicos, elétricos, eletrônicos e de incêndio, além de portas, janelas, divisórias e sanitários. Também foram feitos revestimentos e pinturas, além da construção de guarita, com 26 metros quadrados, e urbanização de 520 metros quadrados de calçadas.

“A recuperação de um dos nossos prédios, na área em que funciona o nosso Escritório para abrigar um polo da UFBA, é uma das grandes ações promovidas pela Codevasf. A Companhia mostra que realmente promove desenvolvimento, tendo a educação como base para desenvolver a região”, afirma o superintendente Harley Xavier.

Universidade Aberta 02Participaram do ato de inauguração do espaço o deputado federal Arthur Maia; o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho; e a professora Márcia Rangel, superintendente de educação à distância da UFBA, entre outras autoridades.

“A UFBA está à disposição para ampliar cada vez mais as oportunidades de formação de professores aqui. Guanambi se torna um polo de educação e a UFBA traz um polo de formação de professores e empreendedores”, diz a professora Márcia Rangel. “Aqui é uma universidade aberta. Todas as universidades podem oferecer cursos aqui. Estamos em uma rede colaborativa”, conclui a professora.