Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf discute manejo e conservação da água e solo em Webinar no Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Codevasf discute manejo e conservação da água e solo em Webinar no Dia Mundial da Água

publicado: 17/03/2021 09h48, última modificação: 01/11/2022 14h44

ÁguaNo próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai promover um Webinar sobre "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas" com palestras de especialistas na área. Além de técnicos da Codevasf, o evento terá a participação de técnicos e pesquisadores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e Embrapa. A transmissão será pelo canal da Codevasf no YouTube, a partir das 19h.  

De acordo com Paulo Cerqueira, engenheiro agrônomo da Codevasf e coordenador-moderador do evento, o Webinar objetiva discutir e alertar sobre a importância para conservação e preservação da água. “O objetivo é intercambiar visões da Codevasf e outras instituições, como Adasa e Embrapa, sobre o assunto a partir da discussão de metodologias, técnicas e tecnologias que visem a um planejamento do uso da água em bacias hidrográficas, tecnologias sociais de uso, manejo e conservação da água nos diversos biomas brasileiros e uso eficiente da água em projetos públicos de irrigação, entre outros aspectos”, afirma Cerqueira.   

Cartaz águaO evento será composto por cinco palestras. A primeira será sobre “Economia de água e energia em Perímetros Públicos Irrigados”, a cargo de Rodrigo Vieira, da Codevasf em Juazeiro (BA). Em seguida, o tema será “Inovação social no contexto do uso, manejo e conservação da água no Brasil”, com a participação de Cristhiane Amâncio, da Embrapa Agrobiologia. Na sequência, será ministrada a palestra “Resiliência climática e produção de água em bacias hidrográficas”, com Jorge Werneck Lima, da Adasa.  Depois será a vez de Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados, explanar sobre “Um olhar para agricultura irrigada no contexto de bacias hidrográficas”. E por fim será abordado o tema “Águas salobras do Semiárido - potenciais e usos”, com Gherman Araujo, da Embrapa Semiárido.

 A participação no Webinar é gratuita. O evento é organizado pela Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf.

SERVIÇO:

- Webinar "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas"

- Data: 22 de março

- Horário: 19h

- Canal da Codevasf no YouTube: https://youtube.com/c/CodevasfOficial