Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Cerca de 110 mil alevinos são soltos e entregues pela Codevasf no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Cerca de 110 mil alevinos são soltos e entregues pela Codevasf no Médio São Francisco baiano

publicado: 16/12/2021 12h00, última modificação: 01/11/2022 14h44

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou mais uma ação com o objetivo de fortalecer a piscicultura familiar e artesanal no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa. Foram entregues a associações comunitárias cerca de 70 mil alevinos de tilápia e soltos aproximadamente 40 mil alevinos de pacamã para repovoamento, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade da Codevasf na Bahia.

Peixamento Bom Jesus da Lapa - BADo total aproximando de 110 mil alevinos de tilápia entregues, 20 mil foram para a Federação de Associações do Estado da Bahia (FAESBAH), beneficiando cerca de 40 famílias dos municípios de Igaporã, Matina e Riacho de Santana, que farão a criação em tanques escavados. “Recebemos, sem custo nenhum, 10 mil alevinos de tilápia, que serão distribuídos em nossa comunidade e ajudarão a melhorar a renda do pessoal”, diz Mário Neves, representante da associação comunitária do Jacaré, do município de Riacho de Santana, que recebeu os alevinos por meio da FAESBAH.

Outros 20 mil alevinos de tilápia foram entregues ao município de Sebastião Laranjeiras e repassados para associações de cerca de 20 comunidades onde já existe o trabalho de criação em tanques escavados. “Viemos receber alevinos entregues pela Codevasf, que estão beneficiando as comunidades da nossa cidade, atendendo cerca de duas mil famílias. Isso deverá gerar uma renda de cerca de R$ 240 mil e vai proporcionar o desenvolvimento econômico para as comunidades carentes, que estão em torno de várias barragens e lagoas”, diz Sérgio Araújo, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Sebastião Laranjeiras.

Em Macaúbas, outras seis mil famílias foram beneficiadas com a entrega de 30 mil alevinos de tilápia e, também, farão a criação em tanques escavados.

Reposição de estoques pesqueiros

Além dos 70 mil alevinos de tilápia entregues em Bom Jesus da Lapa, foram soltos outros 40 mil da espécie pacamã no rio São Francisco. O objetivo é o repovoamento e a reposição de estoques da Lagoa da Lapa e do próprio rio. A ação contou com a participação da colônia de pescadores e população ribeirinha.

“Além da importância para o repovoamento, as ações de peixamento fomentam a educação ambiental para preservar as espécies nativas do rio São Francisco. Neste caso especifico, houve a participação da colônia de pescadores de Bom Jesus da Lapa e de ribeirinhos”, diz a engenheira de pesca Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Ela ressalta a importância desse tipo de ação tanto do ponto de vista social quanto ambiental. “Os alevinos foram colocados no trecho próximo à Lagoa da Lapa e nas localidades denominadas Beira-Rio e Mariquinha, todas em Bom Jesus da Lapa. O peixamento de alevinos de pacamã tem uma grande importância econômica e social para o município, pois assim estamos repondo os estoques da espécie no rio e dando aos pescadores uma boa quantidade de peixe para futuras pescarias”, complementa Isabel Denis.

Os pescadores também reconhecem a importância da ação. “A gente entende que uma ação como essa, numa parceria entre a colônia dos pescadores e a Codevasf, busca a reparação de uma espécie já ameaçada de extinção e faz com que a gente acredite e prossiga. A Codevasf vem atuando nesse processo em que o meio ambiente precisa dessas ações”, diz Nerivaldo Rodrigues, da colônia dos pescadores de Bom Jesus da Lapa.

A distribuição dos alevinos para fins de repovoamento e fomento à aquicultura é realizada pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf. As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.