Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Solução natural para gestão da água é usada com sucesso pela Codevasf no semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Solução natural para gestão da água é usada com sucesso pela Codevasf no semiárido baiano

publicado: 01/06/2020 09h07, última modificação: 01/11/2022 14h41

BarraginhasO uso de soluções baseadas na natureza para uma melhor gestão da água tem sido aplicado com sucesso no semiárido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Um exemplo bem-sucedido dessa iniciativa é a implantação de bacias de captação no rio Salitre, em Juazeiro (BA), onde a empresa investiu cerca de R$ 424,4 mil. Desde 2008, a Companhia usa esse tipo de solução para promover a revitalização hidroambiental das bacias hidrográficas nas áreas onde atua. O trabalho tem como ponto de partida o Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do rio São Francisco realizado pela empresa e que direciona as ações. 

“Nosso portfólio de ações em revitalização é amplo e, sobretudo, eficaz. É um  investimento importante no futuro, na melhoria da qualidade e na quantidade de água das bacias onde atuamos. Isso traz um grande ganho para a natureza e para os cidadãos”, afirma Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf. 

A implantação de bacias de captação, também chamadas barraginhas, é uma das ações baseadas na natureza que tem apresentado grande eficácia na gestão hídrica, ajudando a conter as enxurradas e evitando o carreamento de sedimentos para o leito dos rios. Quando o sedimento segue sem barreiras de contenção pode causar assoreamento e diminuir a quantidade e a qualidade da água.

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), é responsável pela implementação das ações de revitalização da bacia do São Francisco em dois municípios: Campo Formoso, nascente do Pacuí, e Juazeiro, nascente Cachoeira do Salitre. Além da proteção das nascentes, estão sendo executadas 384 barraginhas de captação de água de chuva.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, os investimentos da Codevasf na revitalização do Pacuí e Salitre são fundamentais para a manutenção não apenas dos rios, mas das espécies que vivem na Caatinga. “Ficamos felizes que o governo federal, por meio da Codevasf, está dando atenção a ações como essas. No médio e longo prazos, esses investimentos serão fundamentais para manter vivos os rios e os ecossistemas da região”, reforça Nascimento.

Dentro da mesma linha de ação, a Codevasf promove a proteção de nascentes e a recuperação de ravinas e voçorocas. Tudo isso aumenta a recarga hídrica de aquíferos e lençóis freáticos que abastecem as nascentes, promovendo a revitalização de áreas importantes para o abastecimento de água de melhor qualidade para os cidadãos, bem como para a dessedentação animal.

Ações em convergência com o que o relatório da UNESCO

Em 2018, durante a realização do Fórum Mundial da Água, em Brasília, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou seu relatório mundial recomendando o uso das NBS – nature based solutions, ou soluções baseadas na natureza. O relatório salientou que, apesar do uso da infraestrutura cinza, ou seja, aquela construída pelo homem, ainda ser uma preferência, as NBS, podem ser muito eficientes e ter melhor custo benefício. 

Na época, o diretor do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos da UNESCO (WWAP,sigla em inglês), Stefan Uhlenbrook afirmou: “as soluções baseadas na natureza não foram muito adotadas porque são consideradas complicadas e caras. Mas é o contrário: as soluções baseadas na natureza podem ter melhor custo benefício do que as infraestruturas tradicionais construídas pelos seres humanos”. 

Desde 2008, a Codevasf realiza ações para conter processos erosivos, muitas delas, seguindo o princípio de mimetização de soluções naturais, como é o caso da construção das barraginhas. O sucesso dessas ações e a expertise para realiza-las está demonstrado no portfólio de ações em revitalização de bacias que a empresa formou ao longo de anos de atuação, como o exemplo das ações acima no semiárido baiano.

 Com informações: https://nacoesunidas.org/relatorio-da-unesco-indica-solucoes-baseadas-na-natureza-para-uma-melhor-gestao-da-agua/