Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Recursos da Codevasf no Maranhão por meio de emendas parlamentares ampliaram número de municípios atendidos pela empresa em 2019
conteúdo

Notícias

Recursos da Codevasf no Maranhão por meio de emendas parlamentares ampliaram número de municípios atendidos pela empresa em 2019

publicado: 16/04/2020 13h05, última modificação: 01/11/2022 14h41

Emendas MaranhãoA Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão concentrou, em 2019, cerca de 29% dos recursos empenhados pela empresa por meio de emendas parlamentares e Termos de Execução Descentralizada (TEDs). O montante chegou a R$ 379,2 milhões e possibilitou o atendimento a mais de 100 municípios pela Companhia em diversas ações, como obras estruturantes, apoio à agricultura familiar e segurança hídrica. 

Segundo o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, o aumento de créditos orçamentários (emendas) demonstra a credibilidade da Codevasf junto aos parlamentares. “Isso mostra o comprometimento da bancada federal maranhense com o trabalho desenvolvido pela Codevasf no estado. Um volume expressivo de recursos como esse será fundamental para proporcionar investimentos que tragam melhores condições de trabalho, mais emprego, mais renda e melhoria na qualidade de vida para milhares de famílias”, avalia. 

De acordo com relatório da Gerência Regional da Codevasf no Maranhão, a evolução do orçamento oriundo de emenda parlamentar resultou num aumento significativo com relação a 2018. “Além do expressivo aumento de recursos aportado pela Codevasf, foi notável o crescimento do número de municípios atendidos, reflexo da ampliação da área de atuação da Companhia no estado ocorrido em meados de 2018”, comenta o gerente regional de Gestão Estratégica da Codevasf no Maranhão, Henrique Guelber. 

Com o aumento dos recursos empenhados por emendas parlamentares e TEDs, a Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão beneficiou um total de 104 municípios no ano passado, celebrando convênios e contratos para atendimento a diversas demandas com obras estruturantes, como recuperação de estradas vicinais, pavimentação asfáltica, substituição de pontes de madeira por pontes mistas e outras. 

Parte dos recursos também foi direcionada para estruturação de atividades produtivas visando ao desenvolvimento territorial do Maranhão, por meio do incremento da produção familiar, como a instalação de casas de farinha, implantação de matadouros e mercados de produtores, além do fornecimento de tratores, grades aradoras, carretas agrícolas, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, kits de irrigação, caminhões com baú frigorífico e outros equipamentos. Em 2019, foram realizadas 262 entregas de diversos bens doados pela Codevasf, totalizando cerca de quatro mil máquinas e equipamentos entregues aos beneficiários. 

No que se refere às obras de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SESs), os recursos foram aplicados na instalação ou readequação e no melhoramento de sistemas. Cerca de R$ 338,3 mil foram aplicados nessas ações, em 2019, beneficiando os municípios de Brejo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida e Nova Iorque. Em relação à segurança hídrica, foram concluídos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs) em 21 municípios no ano passado por meio de emendas parlamentares.  

A Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão atua em todos os 217 municípios do estado, beneficiando uma população atual estimada em 7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área geográfica atendida pela empresa é de cerca de 332 mil km², compreendendo um total de doze bacias hidrográficas.