Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Peixamento realizado pela Codevasf marca Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Porto Real do Colégio (AL)
conteúdo

Notícias

Peixamento realizado pela Codevasf marca Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Porto Real do Colégio (AL)

publicado: 10/02/2020 13h50, última modificação: 01/11/2022 14h41

Peixamento AlagoasUm peixamento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Porto Real do Colégio (AL), no domingo (09). Cerca de 120 mil peixes juvenis e alevinos das espécies cari, curimatã-pacu, pacamã e piau-verdadeiro foram soltos no trecho do Velho Chico que banha a cidade. O evento contou com a participação da comunidade em geral, pescadores artesanais, técnicos da Codevasf e representantes da Prefeitura de Porto Real do Colégio.

Os peixamentos realizados pela Codevasf integram as ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco. “Com esse tipo de ação, a Codevasf objetiva aumentar a quantidade e a variabilidade de espécies nativas”, explica Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL), unidade responsável pela produção de espécies nativas. O Centro realiza ações de pesquisa científica e tecnológica e de produção para subsidiar a recomposição da ictiofauna da bacia hidrográfica.

Segundo dados da Codevasf em Alagoas, em 2019 foram produzidos cerca de 3,2 milhões de peixes no Centro Integrado de Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas. Essa produção busca atender a demanda interna de alimentação de outras espécies, formação de plantel de reprodutores, recomposição da ictiofauna e o fomento à piscicultura familiar com a doação de alevinos.

No total, em 2019, foram realizados dezoito peixamentos na área de abrangência da Codevasf em Alagoas, sendo nove no Rio São Francisco e seus afluentes e outros nove em açudes públicos nas regiões do agreste e do sertão. Nessas ações foram inseridos aproximadamente 1,2 milhão de alevinos.

Esse é o segundo peixamento realizado pela Codevasf em 2020 em Alagoas. No início de janeiro, a Companhia realizou peixamento em Penedo (AL) também durante as festividades de Bom Jesus dos Navegantes no município.