Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Com investimentos da Codevasf, Médio São Francisco baiano terá parque de exposição de referência
conteúdo

Notícias

Com investimentos da Codevasf, Médio São Francisco baiano terá parque de exposição de referência

publicado: 01/06/2020 17h16, última modificação: 01/11/2022 14h41

A comunidade Aguada Nova, no município de Lapão, no Médio São Francisco baiano, contará com uma estrutura própria para exposições, manejo de rebanhos e realização de eventos e demais atividades agropecuários que devem movimentar a economia local. Com investimentos de mais de R$ 3 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está realizando as obras de construção do novo Parque de Exposições Antônio Paulo, que deverá ser uma referência para o mercado agropecuário regional.

Parque de Exposições (BA)“A construção do parque de exposição está sendo feita visando principalmente o melhoramento genético do rebanho, não só do município de Lapão, como também de todo o território, combinando com diversos equipamentos que valorizam o trabalho dos agricultores e potencializando sua valorização no mercado do produtor”, disse Luiz Alberto Souza, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

Souza acrescentou que o complexo contará com pistas de provas, viveiros de mudas, banco de sêmen, casa de farinha, áreas de eventos, pista de corrida para cavalos, restaurantes, área de exposição, pavilhões, baias e estacionamento.

A previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre deste ano de 2020. Os moradores locais destacam a importância do parque também para o esporte e o turismo na comunidade e no município, ressaltando a possibilidade de geração de renda para a população local.

“Eu acredito que Aguada Nova é uma comunidade que está sendo conhecida no mundo do turfe brasileiro e isso é muito importante. As pessoas que já estão vindo de fora para prestigiar os eventos trazem e ainda trarão muita renda”, afirmou Leonio Souza, conhecido como Léo Treinador, que é morador local e organizador de eventos de turfe.

“As pessoas devem ocupar hotéis, restaurantes, bares e consumir bastante, deixando muita renda para as pessoas da comunidade e também de Lapão. É uma renda muito importante. Além disso, é um parque completo, que também vai servir como parque de vaquejada e a tantos outros eventos. Vai gerar muitos empregos”, complementou Léo Treinador.

As corridas de cavalo atraem muita atenção na comunidade de Aguada Nova e no município de Lapão, mobilizando as pessoas. As imagens encontradas na internet evidenciam a presença maciça e a grande empolgação do público durante as provas disputadas no novo parque.

“Esse Parque Antônio Paulo, aqui em Aguada Nova, é de grande importância para o nosso município de Lapão, pois veio profissionalizar o nosso turfe, a corrida de cavalo, que acontece justamente na parte do parque que já está pronta. Já veio muita gente de fora trabalhar, gerando emprego. Muita gente não conhecia a corrida de cavalo profissional como está acontecendo agora. O parque será muito importante também para toda a região de Irecê, pois é o único desse porte”, destacou o morador Antônio Roberto, mais conhecido como Roberto da Fazenda Batuque.

“Esse parque só vem para melhorar o nosso município. Gera emprego, renda e faz o esporte crescer no município de Lapão, na região de Irecê, na Bahia e até no Nordeste. O parque já pode ser apontado como um dos melhores da Bahia e do Nordeste, mesmo ainda não estando concluído. Já tem uma parte funcionando, justamente a parte das corridas. Esse é um esporte que movimenta muita torcida”, complementou Antônio Roberto.