Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf recupera barragem de Zabumbão, no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf recupera barragem de Zabumbão, no Médio São Francisco baiano

publicado: 13/05/2020 13h10, última modificação: 01/11/2022 14h41

A barragem de Zabumbão, uma importante fonte hídrica para abastecimento de água e para o desenvolvimento agrícola do Médio São Francisco baiano, no município de Paramirim (BA), está recebendo serviços de recuperação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação integra o Plano de Segurança de Barragem (PSB) da Codevasf, que está em curso em todas as infraestruturas hídricas sob responsabilidade da companhia em atendimento à Politica Nacional de Segurança de Barragens.

Barragem Zabumbão“Os serviços de manutenção periódica são fundamentais para garantir a segurança estrutural da barragem. Esses serviços de recuperação estão sendo realizados, pois a barragem de Zabumbão encontra-se em estado de atenção, já que apresenta erosões e buracos no talude de jusante e coroamento. Também se faz necessária a manutenção nos componentes hidráulicos, a limpeza geral, a pintura das estruturas de ferro, entre outros serviços”, disse Sérgio Farias, técnico da Codevasf e fiscal da obra.

A ação representa um investimento de cerca de R$ 465 mil. As obras foram iniciadas em março deste ano e, no momento, estão sendo realizados os serviços de limpeza (roçagem) geral dos taludes de montante e jusante.

“Esse contrato engloba diversos serviços relacionados às obras civis de recuperação da estrutura da barragem. A limpeza geral da vegetação é importante já que ela é prejudicial, pois dificulta a realização de uma inspeção da barragem. Vamos recuperar o aterro, algumas erosões e buracos e preencher com cimento para estabilizar, mantendo a segurança da barragem. Também estamos recuperando a estrutura de concreto da tomada d´água. Faremos uma pintura no meio-fio e alambrados e uma revisão da parte elétrica, além de melhorar o acesso à barragem, abrindo uma estrada”, afirmou Sérgio Farias.

As obras também preveem a instalação de uma calha parshall de grandes proporções capaz de suportar uma vazão de mais de três mil litros por segundo, a ser instalada no canal de descarga em uma estrutura que será montada com esse objetivo. O acesso também será melhorado com a montagem de uma estrutura metálica com escada e mezanino. “Essa nova estrutura facilitará a inspeção e a medição da vazão, que é muito importante para a região, já que é a única fonte hídrica e existe uma demanda de água imensa. A obra deverá facilitar essa gestão da água”, explicou o técnico da Codevasf.

Em outra frente de trabalho, ainda como parte das ações do Plano de Segurança de Barragem da Codevasf para a barragem de Zabumbão e para outras infraestruturas hídricas sob responsabilidade da Companhia, estão sendo realizadas serviços como levantamento aerofotogramétrico, incluindo Plano de Operação e Manutenção e mapa de simulação de inundação, Plano de Ação Emergencial, incluindo mapa de resposta a desastre.

Instrumentação

Outras ações relacionadas ainda estão previstas em outro contrato para execução dos serviços de instrumentação para manutenção da barragem de Zabumbão. Para essa outra etapa, já foi realizado o processo licitatório, mas ainda não foi assinada a ordem de serviço em decorrência da pandemia atual.. A ação representará um investimento de cerca de R$ 200 mil.

A instrumentação é um elemento imprescindível no monitoramento da estrutura, evitando riscos de colapso. Também é fundamental para monitorar estruturas que dependem de condições de estabilização, além de acompanhar parâmetros da barragem.

Nessa etapa, serão executados serviços que compreendem a verificação da instrumentação já existente na barragem e das condições de cada instrumento existente, como piezômetros tipo Casagrande, Piezômetros tipo pneumáticos, marcos superficiais, marcos profundos e medidores de recalque.

Após a conclusão dos serviços, serão emitidos relatórios com os dados observados e monitorados, além das possíveis recomendações. Todo o procedimento visa dar mais confiabilidade aos dados de monitoramento da segurança da barragem.

Barragem de Zabumbão

A barragem foi construída na década de 1990 pela própria Codevasf. O objetivo dessa infraestrutura hídrica é garantir o abastecimento de água do município de Paramirim e da região e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Médio São Francisco baiano graças à perenização do rio Paramirim.

A Embasa utiliza a barragem para alimentar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água dos municípios de Paramirim, Botuporã, Caraíbas, Caturama e Tanque Novo, atendendo a aproximadamente 60 mil habitantes. A barragem possui 60,9 milhões de m³ de volume e capacidade de captação de 80,5 litros por segundo.

Além disso, indiretamente a Zabumbão abastece à jusante o Sistema de Abastecimento de Água dos Municípios de Ibipitanga e Açude, com capacidade de captação de 12,9 litros por segundos e de tratamento de 16,7 litros por segundo, o que permite o atendimento à aproximadamente 10 mil habitantes.