Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf realiza visita técnica e coleta informações para iniciar ações no Amapá
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza visita técnica e coleta informações para iniciar ações no Amapá

publicado: 21/10/2020 14h58, última modificação: 01/11/2022 14h41

Lei que incluiu o estado na área de atuação da Companhia entrou em vigor em setembro; escritório de representação será instalado em Macapá em breve

Visita técnica ao AmapáEm recente visita técnica ao Amapá, representantes da Codevasf coletaram informações e dialogaram com representes do estado para identificar necessidades locais e dar início a ações e desenvolvimento. O grupo de cinco técnicos da Companhia esteve na orla do Perpétuo Socorro, no canal do bairro Beirol e na ponte do Distrito de Lontra da Pedreira — localidades da capital do estado, Macapá. Os técnicos foram acompanhados por representantes das secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinf) e de Transporte (Setrap).

A Companhia atualmente estuda a possibilidade de requalificação do Porto de Santana, a requalificação da orla de Macapá e a implantação de pontes metálicas sobre rios e canais do estado, com atualização de projetos existentes ou elaboração de novos.

“A Codevasf atua em obras de infraestrutura hídrica, além de pontes, viadutos e barragens. Estamos avaliando a execução de obras de requalificação urbana e a possibilidade de implantação de pontes metálicas em vários locais. Essa é a nossa primeira visita para entender as necessidades do estado e podermos traçar um plano de trabalho”, explicou Felisberto Martins Garrido Neto, que na visita representou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Visita técnica a MacapáO secretário de Estado de Infraestrutura, Alcir Matos, avaliou como positiva a atuação da Codevasf no Amapá. “É importante esse contato institucional que estamos tendo e já temos perspectivas de trabalhos em parceria com o governo”, afirmou Matos. Na avaliação do secretário de Transporte, Benedito Conceição, a instalação de pontes metálicas beneficiará o deslocamento em rodovias estaduais e municípios do interior do estado e aumentará a durabilidade das pontes. “Com essa nova tecnologia é possível executar pontes dentro de até 45 dias”, destacou Conceição.

Codevasf no Amapá

A Codevasf é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Criada em 1974, a Companhia desenvolve projetos de desenvolvimento em campos como infraestrutura, irrigação e revitalização hidroambiental. Os 16 municípios do Amapá foram incluídos na área de atuação da Companhia pela Lei 14.053/2020, que entrou em vigor em setembro deste ano. A Codevasf planeja para breve a instalação de um escritório de representação em Macapá — as tratativas estão em andamento.

Com informações do Governo do Amapá.
Fotografias: Maksuel Martins / Secom | Governo do Amapá.