Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf realiza testes de operação em três novos sistemas de abastecimento de água em Casa Nova (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza testes de operação em três novos sistemas de abastecimento de água em Casa Nova (BA)

publicado: 14/09/2020 09h11, última modificação: 01/11/2022 14h41

Casa NovaA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a implantação de três novos sistemas de abastecimento de água no município de Casa Nova (BA) — as estruturas estão em fase final de testes. Os sistemas levarão água tratada às casas de 770 famílias, em 28 comunidades rurais difusas. Cada sistema é composto por estruturas de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água, com ligações domiciliares. Após a fase de testes, os sistemas serão repassados ao município. Os investimentos do governo federal nos empreendimentos são da ordem de R$ 20,4 milhões.

A captação de água dos três sistemas ocorre por dispositivos flutuantes no Lago da Barragem de Sobradinho. A implantação das estruturas foi coordenada pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA). Ao todo, os beneficiados somam cerca de 3,5 mil pessoas. “Vai melhorar muita coisa: vai dar para usar na plantação e dar água para os animais”, diz o agricultor João Batista Carvalho Braga.

O Sistema Serra Branca é o maior dos três e beneficiará 2,6 mil pessoas nas localidades de Entroncamento, Pascasso, Sítio Nova Olinda, Algodão de Baixo, Algodão de Cima, Mãe D’água, Serra Branca, Boa Vista I, Salina, Sítio Fernando e Riacho do Parcácio — integram a estrutura 16 reservatórios elevados, três estações elevatórias e adutora de 48,4 mil metros, entre outros itens.

O Sistema Lagoado, por sua vez, levará água a 569 pessoas em Lagoado, Lajeiro, Lagoinha, Sítio Mangangá, Sítio Toca, Fazenda Santa Isabel, Fazenda Santarém, Boa Vista, Pilão, Caldeirão, Jurema, Sítio Mandacaru, Zé Inácio, Xiquexique e Ponta D'Água — o sistema é composto por 11 reservatórios e adutora de 16,6 mil metros. 

Já o Sistema Luís Nunes beneficiará 270 pessoas na localidade que leva o mesmo nome — a estrutura possui reservatório e adutora de 6,9 mil metros de extensão.