Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf realiza pregão eletrônico para aquisição de energia elétrica no Mercado Livre
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza pregão eletrônico para aquisição de energia elétrica no Mercado Livre

publicado: 22/07/2020 16h20, última modificação: 01/11/2022 14h41

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou neste mês o primeiro pregão eletrônico para aquisição de energia no Mercado Livre de Energia Elétrica promovido por uma empresa pública federal. A Companhia tem a atribuição, estabelecida por Decreto, de receber a infraestrutura do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e exercer em relação a ela as atividades de gestão, operação e manutenção.

PisfEm razão de sua potência instalada, o PISF é autorizado a integrar o Mercado Livre de Energia, regulado pela Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE). Nesse contexto, as negociações de compra e venda são bilaterais e realizadas diretamente entre as contrapartes — geralmente, no entanto, compra e venda ocorrem por meio de leilões organizados em plataformas digitais.

Com o objetivo de adquirir energia para o PISF com transparência e competitividade, a Codevasf solicitou ao Ministério da Economia — via Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital — o cadastramento do insumo “energia elétrica do tipo convencional” no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet).

Com o atendimento da demanda, o pregão eletrônico foi realizado com êxito pelo Portal de Compras Governamentais, com a participação de nove fornecedores e com 46% de desconto no preço final em relação ao preço de referência. O processo de aquisição de energia busca suprir as necessidades do PISF para o período de agosto a dezembro de 2020.

“Podemos comemorar esse pregão eletrônico no ambiente Comprasnet não só para a Codevasf, mas também para as comercializadoras de energia que adquiriram expertise, o que nos dá a certeza de que os próximos certames serão ainda mais competitivos”, destaca o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia, Antônio Rosendo.

Projeto de Integração do Rio São Francisco

A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi designada operadora federal do PISF pelo Decreto º 8.207/2014. Cabe à Companhia receber a infraestrutura implantada pelo MDR para o projeto — como canais, estações de bombeamento e equipamentos eletromecânicos — para exercer atividades de gestão, operação e manutenção das estruturas. O PISF busca proporcionar segurança hídrica a 12 milhões de pessoas, em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.