Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf realiza peixamentos em festejos religiosos no interior de Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamentos em festejos religiosos no interior de Sergipe

publicado: 20/01/2020 18h15, última modificação: 01/11/2022 14h41

Nesse final de semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou 150 mil alevinos em peixamentos na bacia do rio São Francisco em Sergipe. As ações de repovoamento foram realizadas no domingo (19) durante os festejos de Bom Jesus dos Navegantes nos municípios de Gararu, Ilha das Flores e Santana do São Francisco.

Codevasf realiza peixamentos em festejos religiosos no interior de Sergipe.jpegCom esses peixamentos, foram introduzidos no Velho Chico alevinos de curimatã-pacu, espécie nativa da bacia hidrográfica. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção pesqueira mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.

Anualmente, a Codevasf apoia os festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Baixo São Francisco Sergipano com a realização de ações de repovoamento do rio. No próximo domingo (26), será realizado mais um peixamento no município de Propriá, com a previsão de serem lançados nas águas do Velho Chico mais de 100 mil alevinos de curimatã-pacu.

Além de promover o peixamento, a Codevasf vai realizar nessa semana uma ação de remoção de macrófitas (plantas aquáticas) nas margens do rio São Francisco em Propriá. Os peixamentos realizados no domingo contaram com a participação de prefeitos, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores dos municípios contemplados.