Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf promove capacitação em apicultura no litoral do Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf promove capacitação em apicultura no litoral do Piauí

publicado: 13/02/2020 12h24, última modificação: 01/11/2022 14h41

Apicultura PiauíA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) irá promover a primeira capacitação básica em apicultura em Parnaíba (PI), litoral piauiense. O curso pretende mostrar o passo a passo da criação de abelhas com e sem ferrão. As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro. As atividades serão realizadas na Estação de Piscicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e conduzidas pelo apicultor Sebastião Melo e pelo médico veterinário Romualdo Ramos, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Piauí.

O curso visa principalmente suprir uma necessidade existente na capacitação de apicultores daquela região. “Com o curso, buscamos fomentar e fortalecer a organização dos apicultores vinculados a duas associações da região litorânea, assistidos pelo Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba. Os participantes terão a oportunidade de conhecer noções teóricas básicas em apicultura, como biologia das abelhas, equipamentos, indumentárias, insumos, assim como, na prática de campo, noções de manejo dos apiários visando uma maior produção e qualidade do mel produzido”, relata Ramos.

Para realizar inscrição e obter mais informações sobre o curso, os interessados podem se dirigir ao Escritório de Apoio Técnico da Companhia em Parnaíba (PI) ou entrar em contato pelo telefone (86) 3322-4034.

Investimentos em apicultura no Piauí

No período de 2010 a 2019, a Codevasf já investiu R$ 5,3 milhões no apoio à apicultura. São ações que envolvem desde a construção de Unidades de Extração (Casas de Mel) e de entrepostos (construção, ampliação, reforma e adequação) até o investimento na aquisição e repasse de equipamentos, indumentárias, colmeias, cera de abelha para apicultores familiares, além de capacitações, entre outras ações.

A Codevasf também investe no associativismo para impulsionar a apicultura no Piauí. A Associação dos Apicultores do Solo Litorâneo em Parnaíba (Apisol) e a Associação dos Apicultores de Bom Princípio (Codevarpi) receberam apoio de R$ 22,4 mil em equipamentos e colmeias. Tais ações contribuíram para que o Piauí se destacasse, atualmente, entre os maiores produtores e exportadores de mel do País.

 Serviço

Curso: Curso Básico Gratuito de Apicultura (abelhas com e sem ferrão)

Quando: 19 e 20 de fevereiro, das 7h30 às 17h

Onde: atividades teóricas: Estação de Piscicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba (PI); atividades práticas: Apiário do senhor Jean Barreto - zona rural de Parnaíba (PI)