Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf projeta bons resultados para safra de arroz em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf projeta bons resultados para safra de arroz em Sergipe

publicado: 14/02/2020 12h01, última modificação: 01/11/2022 14h41

ArrozOs agricultores dos projetos públicos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, no Baixo São Francisco Sergipano, já iniciaram a colheita da safra de arroz. Com produção esperada de mais de 31 mil toneladas, os irrigantes se beneficiam de uma série de investimentos realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região. 

A área de plantio de arroz nos projetos de irrigação da Codevasf em Sergipe chegou a 4,2 mil hectares nessa safra, o que significa que os produtores deverão alcançar uma produtividade média de 7,5 toneladas de arroz por hectare plantado. No projeto Betume, o maior deles, a produtividade média esperada é de 9 toneladas por hectare, com lotes chegando a obter até 14 toneladas por hectare. A receita bruta de produção nos três perímetros irrigados deve chegar à cifra de R$ 25 milhões. 

O agricultor Anerson Vieira dos Santos, irrigante do projeto Betume, afirma que os resultados da safra são muito animadores. “Conseguimos colher 40 toneladas nessa safra, o que é muito bom em relação ao ano passado. E neste ano o preço também está melhor. Agora é trabalhar para que no próximo ano seja ainda melhor”, declarou o produtor rural. No projeto de irrigação Betume, mais de 50% da produção já foi colhida até o momento. 

Essa produtividade é excelente, principalmente se levarmos em conta que a média em grandes estados produtores do Sul do país é de 7 toneladas por hectare. E toda a nossa produção de arroz é feita por agricultores familiares, que contaram com fornecimento de água na hora e quantidade certas, porque nossa eficiência de irrigação melhorou bastante”, afirma Ricardo Martins, gerente regional de Irrigação da Codevasf. 

Os projetos de irrigação da região foram contemplados com aproximadamente R$ 50 milhões em investimentos para a reabilitação da infraestrutura de uso comum. Os recursos, destinados por meio de emenda parlamentar da bancada federal de Sergipe ao Orçamento Geral da União de 2017, foram aplicados pela Codevasf em ações como recuperação de canais, implantação de sistemas flutuantes de captação de água e modernização dos sistemas elétricos das estações de bombeamento.