Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf impulsiona agropecuária familiar no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf impulsiona agropecuária familiar no Norte da Bahia

publicado: 24/06/2020 13h32, última modificação: 24/06/2020 13h32

Pequenos agropecuaristas associados à Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e Região (Cooaf) receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) um conjunto de equipamentos para fabricação de ração farelada e três máquinas forrageiras com motor a diesel. O maquinário foi adquirido pela Codevasf com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à Companhia através de Emenda Parlamentar no valor de R$ 88,1 mil e deve beneficiar cerca de 45 cooperados da região de Casa Nova, no Norte da Bahia.

Equipamentos agrícolas JuazeiroSegundo o diretor-presidente da cooperativa, Valério Rocha, o maquinário será utilizado na implantação de uma casa de ração: “Essas máquinas serão utilizadas para a gente fazer silagem, fenagem para alimentação de pequenos rebanhos durante o processo de confinamento dos caprinos e ovinos durante a época de estiagem”, afirmou Rocha.

A Cooaf funciona desde novembro do ano passado com sede na cidade de Casa Nova (BA) e possui como atividade principal o comércio atacadista de animais vivos.
Além disso, a entidade reúne pequenos produtores de farinha de mandioca e derivados, produtores de alimentos em conserva de frutas, legumes e outros vegetais e de sucos de frutas.

A cooperativa também produz especiarias, como molhos, temperos e condimentos e já dá os primeiros passos na fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes.
A comercialização dos produtos alimentícios oriundos da Cooaf é feita junto a minimercados, mercearias e armazéns locais.

“A gente já vai começar a usar esse material agora, assim que instalar”, afirma o diretor-presidente da cooperativa. Segundo ele a opção por máquinas forrageiras com motor à diesel é devido a falta de energia elétrica em muitas comunidades.

“Com esse maquinário, estamos vivendo uma nova realidade, e eles vão melhorar muito a realização de nossos trabalhos. Agradecemos o trabalho, o empenho da Codevasf em repassar esse material pra gente”, comemora Valério Rocha.