Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf implantará unidades de processamento de frutas e de extrato de tomate no Maranhão
conteúdo

Notícias

Codevasf implantará unidades de processamento de frutas e de extrato de tomate no Maranhão

publicado: 16/06/2020 15h11, última modificação: 01/11/2022 14h41

Tomates A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) implantará unidades de processamento de frutas e de extrato de tomate nos municípios maranhenses de Lago do Junco e Amarante do Maranhão. A ação representa um investimento da ordem de R$ 334 mil, recursos do Orçamento Geral da União repassados à Companhia por meio de emenda parlamentar.

O contrato com a empresa que executará as obras e fará o fornecimento de equipamentos para estruturar as unidades já foi assinado. A conclusão está prevista para um período de 90 dias a contar da assinatura da ordem de serviço, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Na sede do município de Amarante do Maranhão, será implantada uma unidade de processamento de frutas e de extrato de tomate. A estrutura será gerida pela Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Maranhão, a Cooprama. Já em Lago do Junco, será instalada uma unidade para fabricação de polpas de frutas, que beneficiará os produtores da Sociedade Beneficente São José da Conquista.

As unidades serão equipadas com caixas plásticas; balanças eletrônicas; balanças mecânicas; mesas inox; despolpadeiras de frutas; dosadores automáticos; tanques de lavagem; seladoras de embalagens; freezers e tachos. Ao todo, 64 pequenos produtores serão beneficiados com essa ação.

“Essas unidades de processamento de frutas e de extrato de tomate irão contribuir para trazer melhores condições de trabalho aos produtores dos municípios de Amarante do Maranhão e Lago do Junco. É mais um investimento do governo federal no sentido de proporcionar desenvolvimento regional no estado do Maranhão, gerando emprego e renda nesses municípios”, conclui o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.