Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf fortalece estrutura de associação de catadores de Barreiras (BA) com equipamentos para usina de reciclagem
conteúdo

Notícias

Codevasf fortalece estrutura de associação de catadores de Barreiras (BA) com equipamentos para usina de reciclagem

publicado: 27/07/2020 16h10, última modificação: 01/11/2022 14h41

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) beneficiou cerca de 300 famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Barreiras e Além São Francisco com maquinários que permitirão aos catadores reciclar resíduos recolhidos, em uma usina de reciclagem própria. A ação representa investimento de R$ 182 mil — os recursos têm origem no Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Associação de catadores em Barreiras (BA)“Nós vínhamos lutando há mais de 12 anos para nos organizar, mantendo toda a nossa documentação regularizada, com muito sacrifício, mas faltava o maquinário para trabalhar. Fizemos a listagem dos equipamentos, mostramos o nosso projeto de conseguir reciclar o material que recolhemos e esse maquinário, enfim, chegou via Codevasf”, diz Natanael Santos, presidente da associação.

A associação recebeu itens como esteira transportadora de resíduos, contêiner estacionário, balança eletrônica com capacidade para 1.200 kg, empilhadeira hidráulica, kit de informática (incluindo impressora, mesas e cadeiras), freezer, jogo de mesa, carrinho de plataforma, carro armazenagem e veículo utilitário.

“Esses equipamentos vão beneficiar não só o meio ambiente, como a própria cidade de Barreiras. E também vão melhorar a remuneração dos catadores”, diz Natanael. “Não temos salário. Trabalhamos por produção. Esse maquinário veio para ajudar. Que a sociedade como um todo possa ver que essa categoria, que é tão discriminada, se organizou e está trabalhando em prol de uma melhoria ambiental, e também para cada uma das suas famílias”, conclui.