Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf fortalece agricultura familiar em municípios do Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf fortalece agricultura familiar em municípios do Piauí

publicado: 20/04/2020 12h20, última modificação: 01/11/2022 14h41

A 7ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento Regional dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Teresina, vai fortalecer a agricultura familiar em comunidades rurais do Piauí com a entrega de patrulhas agrícolas para associações e prefeituras municipais. O investimento na ação é de aproximadamente R$ 1,5 milhão e conta com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à empresa por emendas parlamentares.

Equipamentos Piauí“Um dos grandes problemas enfrentados pelas populações é a baixa capacidade competitiva na realização das etapas de preparação das áreas de plantio, pois, além da atual escassez de mão de obra vivida pelos agricultores, as características de solo são desafios cada vez maiores, reduzindo em muito o tempo disponível para deixar as terras prontas e o aproveitamento racional do período chuvoso, já que a base da agricultura nos municípios depende de chuvas concentradas em cerca de 5 meses, quando ocorrem”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. 

No total, a Companhia vai entregar 15 patrulhas agrícolas (tratores e implementos). Os municípios beneficiados são: Arraial, Barro Duro, Campo Grande, Colônia do Gurguéia, Esperantina, Luís Correia, Milton Brandão, Oeiras, Porto, Regeneração, São João do Piauí e Teresina.

Para fornecer as patrulhas agrícolas, inicialmente, a empresa identifica os beneficiários e verifica a oportunidade e viabilidade de cada um operar e manter os equipamentos, bem como a importância do material para a comunidade. Após a formalização da doação, o contemplado deve transportar os itens para o destino. Na sequência, a Codevasf verifica “in loco” o uso dos equipamentos e orienta sobre princípios de coletividade, gestão do maquinário e demais obrigações legais inerentes ao benefício.

Essa parceria com os parlamentares que destinam recursos para a compra de equipamentos para comunidades e prefeituras é de suma importância e prova que o poder público agindo em sinergia e com eficiência traz muitos benefícios para o cidadão”, destaca o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Fábio Miranda.