Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf fornece kits de irrigação para agricultores familiares no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf fornece kits de irrigação para agricultores familiares no Piauí

publicado: 03/06/2020 16h41, última modificação: 01/11/2022 14h41

A 7ª Superintendência Regional da Companhia Regional de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Teresina, realiza um conjunto de ações que visa o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí. Em maio, a Codevasf entregou para a prefeitura de Oeiras 40 kits de irrigação, que vão beneficiar pequenos produtores de associações rurais do município. O investimento foi de cerca de R$ 50 mil.

Codevasf fornece kits de irrigação para agricultores familiares no PiauíA entrega dos kits de irrigação de 500 m² às associações beneficiadas foi realizada em etapas e observou os cuidados necessários para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus/Covid-19. As associações de produtores rurais das comunidades de Morro Redondo, Contentamento, Riacho Pequeno e Caraíbas foram as primeiras a receber os equipamentos. Cada kit é composto por gotejadores, conexões, filtros e reservatório.

Segundo dados da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, a parceria com as prefeituras municipais para selecionar as comunidades e o acompanhamento técnico permitem que os resultados na melhoria na renda das famílias sejam percebidos no prazo de um ano. O ganho médio é de um salário mínimo por família, obtido por meio da venda de produtos, como melancia, pimentão, feijão e hortaliças em geral.

“O Piauí é um estado de gente trabalhadora, que tem uma relação muito forte com o campo. No momento em que damos condições de trabalho aliada à tecnologia simples e eficiente, como esses kits de irrigação, a resposta é bastante positiva”, avalia Inaldo Guerra, superintendente regional da Codevasf no Piauí.

A 7ª Superintendência Regional da Codevasf já forneceu cerca de 5 mil kits de irrigação familiar no Vale do Parnaíba. “As expectativas e demandas por essa tecnologia, relativamente barata, crescem ano após ano. Nesse intuito, o planejamento de ações que comportem a agricultura familiar com o uso da irrigação de precisão consta nos planos de ação da Superintendência Regional de forma continuada”, completa Inaldo Guerra.