Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf entrega 200 mil alevinos para associações comunitárias no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega 200 mil alevinos para associações comunitárias no Médio São Francisco baiano

publicado: 14/02/2020 16h54, última modificação: 01/11/2022 14h41

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou na quinta-feira (13) cerca de 200 mil alevinos de tambaqui para associações comunitárias de 11 municípios do Médio São Francisco baiano. Os alevinos beneficiarão cerca de 1,7 mil famílias. A ação visa fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

Codevasf entrega 200 mil alevinos para associações comunitárias no Médio São Francisco baiano“É um bom momento para fazer essa entrega de alevinos. Devido às fortes chuvas recentes, os açudes, aguadas, barreiros e tanques da região, em sua grande maioria, estão com sua cota máxima de água. E isso dá uma garantia de vida maior para os peixes”, comenta Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

A ação foi realizada por meio de parceria existente desde 2014 com a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/BA). No final de 2019, a Codevasf renovou a parceria por mais cinco anos. Desde o início da cooperação, mais de 5,5 mil famílias de 20 municípios foram beneficiadas com a distribuição de mais de 1,5 milhão de alevinos.

Na parceria, a Bahia Pesca fornece os alevinos produzidos nas estações da empresa para as ações promovidas pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, enquanto a Codevasf fornece ração para projetos atendidos pela Bahia Pesca em todo o estado, além de cuidar do cadastro das associações beneficiadas e da logística.

O superintendente regional da Codevasf Harley Nascimento ressalta que esse tipo de ação incentiva a aquicultura e promove a geração de ocupação, alimento e renda para os piscicultores da região. “A piscicultura é um dos carros-chefes da inclusão produtiva da nossa superintendência e, no que depender de nós, ganhará mais força com ações em outros municípios da nossa jurisdição”, afirma.

Nesta semana, foram beneficiadas associações comunitárias dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Candiba, Igaporã, Licínio de Almeida, Macaúbas, Matina, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras e Serra do Ramalho.

Além dessas, associações de outros nove municípios já foram atendidas por ações semelhantes desde o início da parceria em 2014. São eles: Caetité, Carinhanha, Correntina, Guanambi, Ibotirama, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Urandi e Sítio do Mato.

Segundo o gerente regional de Revitalização da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Edson Marques, em 2020 mais associações e municípios devem ser beneficiados com a entrega de alevinos na Bahia.