Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf é premiada por instalação de sala de apoio ao aleitamento materno
conteúdo

Notícias

Codevasf é premiada por instalação de sala de apoio ao aleitamento materno

publicado: 29/10/2020 12h10, última modificação: 01/11/2022 14h41

Sala de Amamentação Codevasf SedeA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das instituições finalistas do 8º Prêmio A3P, na categoria “Inovação na gestão pública”, em virtude da instalação de uma sala de coleta e apoio à amamentação na sede da empresa, em Brasília (DF).

A premiação é uma iniciativa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que prestará reconhecimento a 15 instituições finalistas dividas em cinco categorias. Além da “Inovação na gestão pública”, na qual a Codevasf se enquadra, as entidades premiadas foram classificadas nos quesitos “Uso sustentável dos recursos naturais”, “Gestão de resíduos”, “Destaque da Rede A3P” e “Categoria especial: combate ao lixo no mar”.

A Sala de Apoio à Amamentação foi inaugurada na sede da Codevasf em junho de 2017. É um espaço físico destinado às mães que retornam ao trabalho após a licença-maternidade para retirada do leite materno, contribuindo para a manutenção da produção de leite e evitando o desconforto físico e, em alguns casos, o desenvolvimento de mastite. A sala é uma iniciativa da Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf (PLS/Codevasf/Sede) e da A3P.

O espaço dispõe de um freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura, uma poltrona de amamentação, um lavatório para higiene das mãos e dos seios, toucas, máscaras, potes de vidros esterilizados e etiquetas para identificação dos recipientes. A instalação atende aos critérios técnicos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dessa sala, a Codevasf também disponibiliza o download gratuito de um Guia de Amamentação e realiza palestras de estímulo ao aleitamento materno.

Por ser a única empresa pública no Distrito Federal com uma sala de coleta e apoio à amamentação, a Companhia é reconhecida pela Secretaria de Saúde do DF e pelo Ministério da Saúde como referência na região. Em razão desse e de outros benefícios aos empregados, também foi a única empresa a receber o Selo “Empresa Amiga da Primeira Infância” da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“O prêmio é um reconhecimento importante para a mulher trabalhadora. É reconfortante trabalhar em uma empresa que entende as dificuldades das lactantes e oferece um espaço tão adequado para aliviar os desconfortos. O recebimento desse prêmio tem uma função social importante de estimular outras empresas a adotarem a mesma ideia”, afirma a presidente da da Comissão de Implantação da A3P/Codevasf/Sede, Raquel Pedroso Neiva.

Premiação

O Prêmio A3P reconhece o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da A3P. São identificadas e reconhecidas pela organização as iniciativas implementadas na administração pública que contribuam para a sustentabilidade; estimuladas iniciativas inovadoras de gestão socioambiental que fomentem a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente; compartilhadas informações que sirvam de inspiração ou referência para iniciativas de outras instituições; encorajadas e recompensadas as instituições que possuem compromisso com a implementação da A3P.

Nas edições anteriores do Prêmio, as vistorias técnicas eram realizadas de forma presencial no local de implementação dos projetos. Para a oitava edição do prêmio, uma nova metodologia foi implementada por meio de uma plataforma 100% digital de interação e comunicação entre a A3P e as instituições finalistas, a fim de reduzir custos e impactos ambientais decorrentes de deslocamentos aéreos e terrestres.