Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Ações da Codevasf são apresentadas para municípios das bacias hidrográficas dos rios Itapicuru e Real
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf são apresentadas para municípios das bacias hidrográficas dos rios Itapicuru e Real

publicado: 09/03/2020 13h56, última modificação: 01/11/2022 14h41

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou na última sexta-feira (6) uma audiência pública na cidade de Esplanada, localizada na microrregião de Entre Rios, mesorregião do Nordeste baiano. O encontro teve como objetivo apresentar à população e aos seus representantes a nova área de atuação da Codevasf naquela região, como se dá a atuação da companhia para o desenvolvimento regional, os benefícios para melhoria de vida das populações atendidas e quais procedimentos são necessários para que os municípios tenham acesso aos programas e projetos.

Ações 6 SRO evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Esplanada (BA), e reuniu representantes dos municípios baianos de Acajutiba, Aporá, Conde, Crisópolis, Esplanada, Inhambupe, Jandaíra, Olindina, Rio Real e Itapicuru, localizados nas áreas das bacias hidrográficas dos rios Itapicuru e Real. Participaram também presidentes de associações de agricultores familiares, agropecuaristas, vereadores, imprensa, comerciantes e a comunidade local.

“A Codevasf é muito bem-vinda”, afirmou Francisco da Cruz, prefeito de Esplanada e anfitrião do encontro. Ele ainda acrescentou que já conhece o trabalho que a Companhia realiza, principalmente na área de irrigação na região do médio São Francisco, no polo Petrolina (PE)/Juazeiro(BA).

Após a exibição de vídeos sobre a Codevasf, foi realizada uma apresentação institucional pelo gerente regional de Gestão Estratégica, Joselito Menezes, mostrando as ações que a companhia realiza e como ter acesso a elas.

Em seguida foi realizada uma sessão de perguntas e respostas, onde técnicos da superintendência regional de Juazeiro responderam aos questionamentos dos presentes. Entre os assuntos mais questionados estavam as ações para gestão de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, Arranjos Produtivos Locais (APLs), Projeto Amanhã, abastecimento de água e incentivo à agricultura familiar.

Todos os representantes dos dez municípios convidados manifestaram em seus discursos a satisfação de contar com um órgão do governo federal para buscar a promoção do desenvolvimento regional.

Codevasf perto de você

A audiência pública realizada em Esplanada faz parte do projeto “Codevasf perto de Você”, desenvolvido pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Juazeiro (BA), atendendo uma iniciativa do superintendente regional, Elmo Nascimento, diante do aumento da área de atuação da Codevasf na região Norte da Bahia.

De acordo com as modificações na Lei 13.702 de agosto de 2018, além das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba e Mearim, a 6ª Superintendência Regional vai atuar também nas bacias dos rios Vaza-Barris, Itapicuru, Paraguaçu e Real, contemplando 147 municípios. Inicialmente eram só 27.

Foram realizadas até agora seis audiências públicas nas cidades baianas de Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Lençóis, Piritiba, Barra da Estiva e Esplanada. A média de público entre as audiências é de 120 pessoas, que servirão como replicadores das informações passadas durante os eventos.

A próxima audiência está marcada para o final de março, na cidade de Iaçu (BA), e deve reunir também os municípios baianos de Boa Vista do Tupim, Itaberaba, Itatim, Marcionílio Souza, Milagres, Nova Itarana e Ruy Barbosa.

registrado em: , ,