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Novo site da Codevasf facilita acesso do cidadão a dados e informações
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou na segunda-feira, 1º de julho, o novo site da empresa. A iniciativa moderniza a comunicação digital da instituição e facilita o acesso do cidadão a dados, informações de interesse público e ações promovidas pela Codevasf.
O planejamento e o desenvolvimento do site observaram os princípios da transparência, usabilidade e acessibilidade. O resultado é um leiaute mais limpo e moderno, com uma distribuição de conteúdo mais simples e intuitiva.
A partir de agora, a navegação é feita principalmente pela coluna lateral esquerda. Nela estão os menus “Linhas de Negócio” e “Área de Atuação” da Codevasf, além do “Acesso à Informação”, com itens exigidos pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016).
A fim de garantir o acesso a todos os cidadãos, independente da forma ou do dispositivo de conexão, o site segue critérios de acessibilidade, como os atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste, ambos localizados no cabeçalho.
O novo site também é responsivo, ou seja, as páginas se adaptam a diferentes tamanhos de tela, atendendo uma ampla variedade de dispositivos, como smartphones e tablets. Isso contribui para manter a gestão do conteúdo organizada e eficaz, garantido o acesso a qualquer momento e em várias plataformas.
Além de atender a demandas de unidades orgânicas da Companhia, o projeto seguiu diretrizes e orientações da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), órgão responsável pela comunicação do governo federal.
A implantação do novo site foi coordenada pela Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional, ligada à Presidência da Codevasf, em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação, da Área de Gestão Estratégica.
Treinamento e ajustes
Desde o fim de junho, os empregados da Sede da Codevasf que receberão login de acesso para atualizar dados e informações no site estão participando de treinamento para operacionalizar a nova versão do sistema gerenciador de conteúdo. As secretárias das autoridades da Sede e das Superintendências Regionais que devem publicar a agenda dos dirigentes na internet, conforme determina a Lei nº 12.813/2013 (Lei de Conflito de Interesses), também receberão treinamento e login de acesso.
Nessa fase da implantação, ainda estão sendo realizadas atualização e adequação de conteúdos pelas unidades responsáveis, bem como ajustes de tecnologia em sistemas e funcionalidades.