Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Jovens kariri-xocó de Alagoas concluem capacitação em piscicultura ofertada pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Jovens kariri-xocó de Alagoas concluem capacitação em piscicultura ofertada pela Codevasf

publicado: 20/12/2019 12h44, última modificação: 01/11/2022 14h40

KARIRI-XOCÓJovens indígenas da etnia Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio (AL), concluíram nesta sexta-feira (20) o curso de Piscicultura Básica ofertado pelo Projeto Amanhã, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para capacitar jovens rurais. Essa foi a última capacitação do Projeto Amanhã de 2019. Já no mês de janeiro de 2020, devem ser ofertas turmas de noções básicas de informática e o de operação e manutenção de trator agrícola. 

De acordo com o chefe do Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Codevasf em Alagoas, Vinícius Dias Filho, a capacitação apresentou aos jovens indígenas as técnicas e tecnologias utilizados nos cultivos em piscicultura. Todo o conteúdo do curso foi ministrado por técnicos da própria Companhia. 

O curso foi dividido em disciplinas que abordam conteúdos essenciais ao bom desenvolvimento da piscicultura como construção e preparação de viveiros, principais espécies de cultivo, limnologia, manejo produtivo, reprodução, nutrição e patologia. Aproveitamos a expertise de nossa equipe técnica multidisciplinar que conta com engenheiros de pesca, biólogo, químico e veterinário”, adiantou o chefe do centro de aquicultura da Codevasf. 

Ele acrescentou que alguns jovens indígenas participantes do curso têm alguém na família que já trabalha com cultivos de piscicultura e recebe apoio da Codevasf para a atividade. Assim, eles identificaram na capacitação uma oportunidade de incremento da renda familiar com a melhoria e aumento na produção dos cultivos já existentes. 

Alguns dos jovens indígenas têm parentes que cultivam peixes na aldeia e inclusive um deles já é piscicultor. Como incentivo à atividade, a Codevasf, por meio do Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, realiza ainda o acompanhamento técnico e a doação de alevinos à tribo Kariri-Xocó”, revelou Dias Filho. 

A turma de capacitação em piscicultura para os jovens Kariri-Xocó foi uma demanda levada à Codevasf pelas lideranças da tribo, afirmou o coordenador do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas, Carlos Alberto Santos. “Outros jovens já tinham participado de cursos do Projeto Amanhã, inclusiva na área de piscicultura. Na tribo, também tem muitas pessoas que cultivam peixes sem nenhum conhecimento. Com isso, fomos procurados pelas lideranças do povo Kariri-Xocó, que fizeram a proposta de oferta da capacitação na área”, explicou. 

Na avaliação do coordenador do Projeto Amanhã da Codevasf, nesta turma, há uma grande quantidade de jovens que já demonstram grande potencial para a atividade, com um número bem representativo de mulheres. “Alguns jovens já possuem cultivos, inclusive as mulheres. Muitas delas procuraram o curso para contribuir com a atividade da família. Todos querem fazer o cultivo de peixes da maneira correta”, afirmou Santos. 

Para 2020, outras capacitações já estão programadas, como o curso de noções básicas de informática e o de operação e manutenção de trator agrícola, que serão realizadas no mês de janeiro. Há ainda outras demandas por capacitações apresentadas pelas comunidades atendidas pela unidade do Projeto Amanhã da Codevasf no município de Porto Real do Colégio (AL), a exemplo do curso de produção de doces finos. “O que queremos é transformar a vida desses jovens com capacitações que tragam as técnicas e tecnologias modernas de produção no meio rural”, defendeu o coordenador do Projeto Amanhã. 

Os interessados em participar de outras capacitações do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas ou em sugerir cursos de capacitação podem entrar em contato com o coordenador Carlos Alberto Santos por meio do telefone (79) 99983-2221.