Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas consolida programação e inscrição de trabalhos
conteúdo

Notícias

IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas consolida programação e inscrição de trabalhos

publicado: 11/11/2019 11h36, última modificação: 01/11/2022 14h40

IrrigaçãoCerca de duzentos inscritos de todo o Brasil e quarenta e seis trabalhos científicos e tecnológicos submetidos à comissão científico. Esse é o balanço das participações no “IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, evento que será promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) entre os dias 19 a 21 de novembro, na sede da empresa, em Brasília. As inscrições foram finalizadas no último dia 26 de outubro. 

Nesta edição, os temas são sustentabilidade, emprego e renda, que serão debatidos por nomes nacionais e internacionais como o professor Christopher Neale, diretor de Pesquisa do Daugherty Water for Food Institute, da University of Nebraska, em Lincoln, Nebraska (EUA). 

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Cerqueira, da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf e um dos organizadores do seminário, foram inscritos trabalhos de técnicos das mais diversas instituições que atuam com solo e água, a exemplo de instituições de ensino superior como as universidades federais de Uberlândia (UFU) e do Amazonas (Ufam), da Embrapa, institutos federais como o do Ceará (IFCE) e o de Brasília (IFB), além de organizações da sociedade civil e empresas privadas da cadeia produtiva da água e solo. 

Esse ano tivemos uma expressiva participação de instituições de ensino e pesquisa como a Unb, especialmente nos temas como reúso de água e também sobre revitalização de bacias hidrográficas com recuperação de nascentes, inclusive com grande participação de estudantes de graduação e pós-graduação que atuam na empresa júnior da área de ciências agrária. O número de inscritos também foi o maior das quatro edições do seminário, com quase 200 inscritos. Outros atores da cadeia do solo e água estarão presentes no evento, como as empresas privadas, que trazem suas inovações e tecnologias para se unir aos demais como a Codevasf”, explicou o engenheiro agrônomo da Codevasf. Paulo Cerqueira também destacou o aumento na participação de técnicos da Codevasf. 

O engenheiro agrônomo da Codevasf à frente do IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas também destacou o acumulo e intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico promovido pelo evento. 

Somos uma empresa de água e solo. Temos muitas práticas no campo ao longo desses 45 anos. Quando unimos o conhecimento científico e tecnológico de instituições de pesquisa como as universidades e a Embrapa, e de organizações de desenvolvimento, como os ministérios, a Codevasf e as empresas privadas, estamos aproximando todos os atores da cadeia produtiva para que haja um trabalho integrado e um intercâmbio de negócios que gera desenvolvimento”, definiu Paulo Cerqueira. Ele destaca ainda que todos os trabalhos apresentados no seminário estarão disponíveis no site do evento (https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/eventos/seminario-solo-e-agua-no-contexto-de-desenvolvimento-em-bacias-hidrograficas). 

Irrigação 02Entre as temáticas presentes nos trabalhos inscritos no seminário estão o reúso de água para irrigação, estudo de águas subterrâneas e poços, mapeamento de processos erosivos, preservação e recuperação de nascentes, irrigação com efluentes, gestão de recursos hídricos, qualidade de efluentes de estações de tratamento de esgoto, projetos de aquapônia, políticas públicas de água e solo e salinidade e sodicidade dos solos 

PROGRAMAÇÃO 

A programação do IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas está dividida em painéis que contam com palestras de especialistas nacionais e internacionais. Cada painel terá um coordenador e um debatedor para os temas. Após os painéis, ocorrerá a apresentação dos trabalhos selecionados no formato de pôster. 

O primeiro painel será realizado na manha da terça-feira (19) e trará um debate acerca da situação atual e perspectivas futuras da geração de emprego e renda pela agricultura irrigada no Brasil e no mundo, que discutirá temas como segurança hídrica, governança conjunta de águas superficiais, uso racional da água e valor bruto da produção em projetos públicos de irrigação. 

O segundo painel do primeiro dia debaterá planejamento, gestão e governança em bacias hidrográficas. Estarão presentes nesta discussão temas como produção sustentável de alimentos, sensoriamento remoto, microbacias hidrográficas e planos de recuperação de nascentes. 

No segundo dia do evento, na quarta-feira (20), o painel da manhã tem como tema economia de insumos na agricultura irrigada, que trará ao debate assuntos como irrigação pública, plantio direto construção de ambientes produtivos, uso de remineralizadores de solo multinutrientes e energia solar. 

Já o painel da tarde abordará projetos para agricultura familiar e cooperativas e trará temas como a rota da fruticultura de Alagoas, uso de kits em sistemas de irrigação, projetos de irrigação de pequeno porte, filtro lento de areia em dupla camada e aquicultura em canais de irrigação. 

O último painel que encerrará o evento será realizado na quinta-feira (21) e discutir infraestrutura hídrica. Entre os temas presentes ao debate estarão o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o Programa de Integração do São Francisco (Pisf), energias renováveis, saneamento básico e geração de emprego, pesquisas sobre reúso de água e o Programa Água para Todos. 

O IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas é realizado pela Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições públicas e privadas, entre elas, Embrapa, Agência Nacional de Águas (ANA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Netafim/Amanco, NaanDanjain e Tratto. 

Mais informações sobre o IV Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas podem ser acessadas na página do evento, no portal da Codevasf, por meio do link https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/eventos/seminario-solo-e-agua-no-contexto-de-desenvolvimento-em-bacias-hidrograficas.