Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Momentos ribeirinhos”, do pintor Otoniel Fernandes
conteúdo

Notícias

Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Momentos ribeirinhos”, do pintor Otoniel Fernandes

publicado: 15/07/2019 15h05, última modificação: 01/11/2022 14h40

Cenas do cotidiano dos ribeirinhos e as belas paisagens dos rios São Francisco, Parnaíba, Araguaia e Tocantins, captadas pelo olhar sensível do artista plástico Otoniel Fernandes, poderão ser vistas na exposição “Momentos ribeirinhos”. A mostra está aberta ao público a partir do dia 17 de julho , no Espaço Cultura Codevasf e segue até o dia 31 do mesmo mês.

Foto Ribeirinhos 2Otoniel é adepto da pintura ao ar livre e utiliza técnica a óleo. Suas telas esbanjam luminosidade e vigor nas cores, com a espontaneidade das pinturas feitas no campo, onde o artista capta os melhores momentos com paisagens e personagens.

“Minha inspiração surge no momento em que presencio a paisagem, quando estou no sertão, no cerrado, na beira de um rio, de uma praia, embarcado numa canoa”, explica.

Sobre o artista

O artista nasceu em 1964, em Fortaleza (CE) e hoje vive na Chapada dos Veadeiros (GO). Este ano, Otoniel completa 40 anos de pinturas dedicadas às paisagens brasileiras.

Começou a pintar em 1979. Realizou sua 1ª exposição individual na Sede da AABB, Brasília, em 1982. Em 1983, entrou na UnB para cursar Licenciatura em Artes Plásticas.

Até 1995 fez dezenas de exposições individuais pelo país, e participou de vários Salões Nacionais de Pinturas.

A partir de 1996, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas, e desde então publicou 15 livros de arte com essas exposições. Dentre suas obras temáticas, destaca-se a exposição inspirada no rio São Francisco: “Velho Chico Ilustrado”.

registrado em: